02 de Ago // | Educação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) prorrogou, nesta quarta-feira (1), o prazo para solicitações de isenção parcial na taxa de inscrição para o processo seletivo 2019 de cursos técnicos nas formas integrada e subsequente segundo informações do G1. Os candidatos devem realizar o procedimento no site do IFBA.
É necessário os candidatos comprovar que cursaram os últimos cinco anos em escolas públicas (para os cursos do integrado) ou que cursaram todas as séries do ensino médio em escolas públicas (para os cursos do subsequente). Os contemplados pagarão o valor de R$ 3,50, referente a 10% da taxa de inscrição.
O IFBA publicou os editais do Processo Seletivo no dia 27 de junho. Ao todo, são ofertadas 5.185 vagas, sendo 2.715 para o integrado e 2.430 para o subsequente, distribuídas em 19 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. Infosaj
Eleições 2018
02 de Ago // | Eleições 2018
A Bahia possui 42.090 eleitores com algum tipo de deficiência aptos a votar nas Eleições de 2018, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quanto aos tipos de deficiência, existem 15.049 eleitores baianos com dificuldade de locomoção, 6.871 possuem deficiência visual e 3.920 são portadores de dificuldade para exercício do voto.
Já 3.778 possuem deficiência auditiva. Um total de 17.313 eleitores baianos tiveram suas deficiências classificadas como "outros". De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, um total de 940.613 brasileiros com algum tipo de deficiência estão aptos a votar nas eleições deste ano segundo o Bahia Notícias.
Destes, 44,47% eleitores tiveram suas deficiências classificadas como "outros", 32,11% possuem dificuldade de locomoção, 11,60% são portadores de deficiência visual, 6,16% de deficiência auditiva e 5,59% possuem dificuldade para exercício do voto. Mais novidades: Cerca de 300 baianos utilizarão nome social nas Eleições 2018. Nome social é aquele que designa a nomenclatura pela qual o transexual ou travesti é socialmente reconhecido. Infosaj
Salvador
02 de Ago // | Salvador
Após sucessivos adiamentos de prazo, a Polícia Civil finalmente concluiu e enviou ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) o inquérito sobre o caso Davi Fiuza, que desapareceu aos 16 anos de idade em outubro de 2014, durante uma operação policial no bairro de São Cristóvão, onde morava em Salvador, capital baiana segundo o Bahia Notícias.
A informação foi confirmada pelo delegado José Bezerra, chefe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pelas investigações do caso. De acordo com ele, o relatório final das apurações foi entregue ao MP-BA “há algumas semanas” – o titular do DHPP não soube informar quando.
Sem entrar em maiores detalhes sobre as conclusões do inquérito, Bezerra informou também que “algumas pessoas” foram indiciadas, mas não disse quantas, a identidade delas e por quais crimes. “Agora depende de o Ministério Público analisar se, diante da investigação, há elementos para oferecer denúncia, solicitar novas diligências ou pedir arquivamento”, explicou José Bezerra, em entrevista ao site nesta última quarta-feira (1º).Infosaj
Nenhum comentário:
Postar um comentário