19 de Ago // Foto: Reprodução/ G1 | Brasil
Pacaraima se transformou em uma zona de conflito entre brasileiros e venezuelanos no sábado (18), com pedradas, ataques com bombas de gás improvisadas, incineração de pertences de refugiados e vandalização de carros dos moradores locais. Grupos de brasileiros estão perseguindo refugiados venezuelanos que vivem na cidade de Roraima.
Os brasileiros queimam seus pertences após um comerciante local ser surrado em uma tentativa de assalto na véspera. Agredidos com pedaços de pau, os refugiados foram expulsos das tendas que ocupavam na região na fronteira do Brasil com a Venezuela. As autoridades brasileiras no local não intervieram.
O Exército, que está em missão humanitária, informou que não iria agir, mas repudiou, em nota "atos de vandalismo e violência contra qualquer cidadão, independentemente de sua nacionalidade”. A onda de violência começou a partir de uma manifestação contra a imigração na manhã do último sábado convocada após um comerciante local ser espancado por quatro venezuelanos, segundo a polícia, e ter R$ 23 mil e celulares roubados Infosaj
Nenhum comentário:
Postar um comentário