28 de Ago // Foto: Alagoas 24h | Eleições 2018
O balanço das prestações de contas dos candidatos mostra que empresários e políticos com patrimônio elevado continuam sendo responsáveis pela quase totalidade do financiamento das campanhas. Do total de R$ 45,6 milhões de grandes doações até agora —acima de R$ 300 mil—, 93% saíram do bolso de concorrentes ricos (R$ 30,4 milhões).
Ou de grandes empresários (R$ 12 milhões), com sobrenomes ligados a marcas como Riachuelo, a rede de shoppings Iguatemi, Localiza e Porto Seguro. A quantia que determina uma grande doação, acima ou igual a R$ 300 mil, foi estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral. A campanha começou oficialmente em 16 de agosto.
Ou seja, os números tendem a crescer muito até o final das eleições, em outubro. O Supremo Tribunal Federal proibiu em 2015 que empresas financiem as campanhas sob o argumento de que a prática viola os princípios democráticos da igualdade de forças na disputa, representando captura do processo político pelo poder econômico. Uma reação comandada pelo Congresso, porém, abriu brechas para a manutenção do status quo.
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