Saúde
07 de Ago // Foto: Albane Noor/Bsip | Saúde
O Brasil enfrenta atualmente o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como "epidemia" de cesáreas segundo o Bahia Notícias. Dados de 2016 mostram que 55,6% dos partos foram cirúrgicos no país. Essa é a segunda maior taxa do mundo, superada apenas pela República Dominicana (56%). A Bahia, por sua vez, registra um índice menor.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, 43% dos bebês nascidos vivos no estado em 2017 tiveram parto cesáreo. Neste ano, os números seguem parecidos, com um leve aumento percentual: 44% de cesáreas até 2 de agosto. No entanto, o número ainda está muito acima do recomendado pela OMS, que varia de 10% a 15%.
Durante a inauguração do Centro de Parto Humanizado do Subúrbio, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou que o projeto do governo visa à redução da mortalidade neonatal e materna a partir do estímulo ao parto natural. "A estruturação de centros de parto humanizado, como esse que nós inauguramos hoje, faz parte de um projeto nosso para reduzir a mortalidade neonatal e materna, que ainda estão em níveis acima do preconizado pela OMS". Infosaj
Eleições 2018
07 de Ago // Foto: Bocão News | Eleições 2018
Destoando do seu significado, as coligações proporcionais tanto da chapa de Rui Costa (PT) quanto de Zé Ronaldo (DEM) geraram conflitos e ameaças de dissidências. A briga no grupo de Rui era pela formação de três chapinhas pela maioria e a decisão se deu por um chapão; na oposição o que se queria era um chapão que resultou em três chapinhas.
Nos dois casos, foi preciso a intervenção dos líderes Rui Costa e ACM Neto para acalmar os ânimos. Com isso, os partidos que compõem a base de Rui Costa vão para a disputa estadual com um chapão: PT, PSB, PSD, PP, PR, PDT, PRP, PMB, Podemos, Avante e Pros, uma chapinha com o PTC e PMN, e o PCdoB saindo sozinho.
Para as coligações de deputados federais foram formadas três chapas. Uma com o PT, PSB, PSD, PCdoB, Avante, Podemos, PR, PP, a segunda com o PDT e PROS e outra com o PTC, PMN, PRP e PMB. Enquanto isso, os partidos de apoio ao candidato ao governo, José Ronaldo (DEM), na tentativa de viabilizar manutenção e ampliação das bancadas, fecharam chapinhas para as eleições proporcionas para deputados estadual e federal. Infosaj
Economia
07 de Ago // | Economia
Os pagamentos do Fundo PIS-Pasep voltam a ser realizados aos cotistas de todas as idades que são correntistas da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil nesta quarta-feira (8), segundo informações do G1. No total, serão 6,3 milhões de pessoas, que receberão o total de R$ 5,5 bilhões, de acordo com dados do Ministério do Planejamento.
Os cotistas que possuírem conta corrente na Caixa ou no Banco do Brasil e que estiverem com o cadastro do Fundo PIS-Pasep atualizado receberão o depósito automaticamente, sem necessidade de se dirigir às agências. De acordo com o cronograma, Caixa e Banco do Brasil começarão a efetuar os depósitos automáticos a partir desta quarta.
Devido à compensação noturna, os correntistas desses bancos poderão verificar os valores em suas contas a partir do dia 9 de agosto. Porém, considerando o alto volume de pagamentos envolvido, por segurança, os pagamentos automáticos serão realizados gradualmente no período de uma semana. A Caixa é responsável por pagar o dinheiro do PIS aos funcionários da iniciativa privada, e o Banco do Brasil paga o Pasep aos servidores públicos. Infosaj
Eleições 2018
07 de Ago // Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula | Eleições 2018
Nos levantamentos em que o nome de Fernando Haddad (PT) é citado como candidato de Lula (PT) à presidência da República, o ex-prefeito de São Paulo ganha cerca de dez pontos percentuais em relação ao cenário em que seu nome não é atrelado ao ex-presidente. Haddad foi anunciado no domingo (05), como vice na chapa encabeçada pelo ex-presidente.
Apesar de ter sido oficializado como candidato do PT no último sábado (4), Lula está inelegível em função da condenação em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do tríplex. Em setembro, Haddad deverá assumir a cabeça de chapa caso o PT não consiga reverter a inelegibilidade de Lula junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
A transferência de votos de Lula para Haddad foi testada em pesquisas encomendadas pela corretora XP e realizadas, semanalmente, pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Os levantamentos são destinados a investidores do mercado financeiro. A pesquisa, registrada no TSE, ouviu 1.000 pessoas por telefone entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Infosaj
Nenhum comentário:
Postar um comentário