16 de Ago // Uol | Justiça
O ministro Luís Roberto Barroso, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), será o responsável por analisar o pedido de registro da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República. O registro de candidatura do ex-presidente foi solicitado à Corte nesta última quarta-feira (15) por representantes do PT e do PCdoB em Brasília.
Preso na sede da PF (Polícia Federal) em Curitiba desde o dia 7 abril deste ano, Lula cumpre pena de 12 anos e um mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex (SP), da Operação Lava Jato. Condenado em segunda instância, ele está, em tese, inelegível pela Lei da Ficha Limpa.
A legalidade de sua candidatura dependerá de uma análise da Justiça Eleitoral. Especialistas ouvidos afirmaram que, com a formalização do registro do ex-presidente, o TSE pode decidir sobre a candidatura de Lula já nos próximos dias. Barroso pode decidir o caso de maneira monocrática - a defesa de Lula poderia recorrer ao plenário - ou pode submetê-lo à análise geral dos sete ministros que compõem o tribunal segundo informações do Uol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário