13 de Ago // Folhapress -Simon Ducroquet | Eleições 2018
Quem se dispuser a ver a propaganda eleitoral neste ano vai se deparar, novamente, com um cenário partidário complexo. Entre velhos conhecidos pelos brasileiros, siglas que viraram slogans e debutantes, serão 35 partidos políticos. Mas isso nem sempre foi assim. Em 1983, o Congresso que assumia estava dividido em cinco partidos.
Dois deles, PMDB (Movimento Democrático Brasileiro) e PDS (Partido Democrático Social), eram herdeiros do sistema bipartidário permitido pela ditadura, em que havia apenas o oposicionista MDB e o governista Arena. A esquerda era representada por três partidos trabalhistas, PT, PDT e PTB segundo reportagem da Folha.
O gráfico nesta página, uma atualização da “Genealogia dos Partidos” publicada pela Folha em 2010, mostra como esses cinco partidos evoluíram ao longo das últimas décadas no país. Após desmembramentos e fusões, esses partidos formaram a base das grandes legendas que detiveram hegemonia das cadeiras ao longo dos anos 90 e começo dos 2000. Mas, nos últimos anos, eles vêm sofrendo com a ameaça de um enxame de partidos nanicos Infosaj
Nenhum comentário:
Postar um comentário