segunda-feira, agosto 6

06 de Ago // | Educação

O resultado do P-Fies, modalidade do financiamento operada por bancos, será divulgado nesta segunda-feira (6), na página do programa. O modelo atende candidatos cuja renda per capita esteja entre 3 e 5 salários mínimos. De acordo com o Ministério da Educação, os candidatos selecionados devem comprovar as informações da inscrição em suas instituições de ensino.
Nesta edição, são ofertadas 155 mil vagas de financiamento, sendo 50 mil com juro zero. Puderam participar da seleção estudantes que fizeram o Enem a partir da edição de 2010 e que obtiveram média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos.
Aqueles que tiraram zero na redação ficam impedidos de pleitear uma vaga. Além do P-Fies, o programa tem a modalidade clássica chamada Fies que atende candidatos cuja renda familiar per capita seja de até 3 salários mínimos. Nesse tipo de financiamento, o pagamento será feito com juros zero. Caso o estudante se encaixe nessa faixa de renda, só poderá participar do P-Fies se não houver vaga para o curso desejado na primeira modalidade. Infosaj
Saúde
06 de Ago // | Saúde

Em 2060, o Brasil projetado pelo IBGE deve se parecer mais com um episódio de "Supergatas" ("Golden girls", no original) que com o futurismo dos "Jetsons". O leitor que é novo demais para pegar essas referências, inclusive, deve ficar de olho: daqui a quatro décadas, 1 em cada 4 brasileiros será do time da "melhor idade", com mais de 65 anos.
O cenário é similar ao que já existe em países como Itália e Japão – e os desafios enfrentados nesses locais dão alguma dica do que vem por aí. Para entender o fenômeno, o G1 conversou com a enfermeira e professora do mestrado em gerontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) Maria Liz Cunha de Oliveira.
A gerontologia estuda, justamente, o processo de envelhecimento humano. Na entrevista, Maria Liz foi categórica: o Brasil e o Distrito Federal, hoje, não estão preparados para essa sociedade de idosos."A sociedade não é complacente, e o idoso não se vê como idoso", indica Maria Liz. No Distrito Federal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), serão dois idosos para cada jovem segundo informações do G1.
Brasil
06 de Ago // | Brasil

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) tem até esta segunda-feira (6) para oferecer denúncia à Justiça contra Luís Felipe Manvailer, de 32 anos, suspeito de matar a mulher Tatiane Spitzner, de 29 anos, em Guarapuava, na região central do estado. A advogada foi achada morta depois de cair do 4º andar do prédio onde eles moravam
O Ministério Público adiantou que deve denunciar Luis Felipe por feminicídio, com quatro agravantes. A perícia feita no local da morte já constatou: Tatiane tem uma fratura no pescoço, característica de quem sofreu esganadura. A RPC teve acesso ao laudo, que também indica marcas nas laterais do pescoço.
A suspeita é a de que Luís Felipe tenha apertado o pescoço da mulher Tatiane Spitzner com as mãos até provocar uma asfixia e a fratura. Lutador de artes marciais, Luis Felipe Manvaileré faixa roxa de jiu-jítsu. Um atleta de 32 anos que agrediu a mulher por mais de 20 minutos, como revelaram imagens de câmeras de segurança, e que, para ficar mais musculoso, vinha tomando suplementos alimentares e anabolizantes segundo informações do G1.

Eleições 2018
06 de Ago // | Eleições 2018

A senadora Kátia Abreu (PDT) foi escolhida para ser vice na chapa do candidato à Presidência, Ciro Gomes. Ela tinha recebido o convite oficial do partido na última quinta-feira, quando foi chamada para uma reunião de emergência da campanha no Rio de Janeiro. O partido ainda tentava até o último minuto conquistar alianças para o projeto presidencial de Ciro.
O PDT nutria esperanças de que o PC do B pudesse aderir a Ciro e indicar Manuela D'Ávila para o posto. "Fui convidada na quinta-feira, mas ainda estávamos lutando até o último minuto por alianças. Quando me chamaram eu disse que seria uma honra, e que tudo o que puder fazer para somar, estou dentro", disse Kátia.
A senadora, que já foi presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e ministra da Agricultura disse que foi chamada às pressas pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, na noite de ontem para vir a Brasília. Ela estava em Palmas com a família e largou o filho, Irajá Abreu, sem sua presença na convenção que ocorre hoje em Tocantins para oficializar a candidatura dele ao Senado. Lupi também está a caminho de Brasília. O Globo

Eleições 2018
06 de Ago // | Eleições 2018

Germano Rigotto foi confirmado como candidato a vice de Henrique Meirelles nas eleições para a Presidência da República, durante convenção do MDB no Rio Grande do Sul, no domingo (5). A inclusão do ex-governador gaúcho na chapa havia sido anunciada no sábado (4). Pela primeira vez desde 1994, o MDB terá candidatura própria ao Planalto.
"O MDB terá seu projeto nacional, sua cara própria", afirmou Rigotto, durante a convenção. Ele declarou que é uma "honra enorme" estar ao lado de Meirelles na corrida presidencial. "Vamos mostrar que é possível sim sair de 2%, 3% [de intenções de votos] nas pesquisas e ganhar uma eleição nacional", acrescentou.
Já Henrique Meirelles ressaltou que Rigotto fará "uma grande diferença" na disputa. "Em uma época de polarização e extremismos, é fundamental contar com um bom exército, com aqueles que só acreditam na democracia como sistema político, nas instituições e na força individual de cada brasileiro", pontuou o candidato segundo o G1. Natural de Caxias do Sul (RS), Germano Rigotto foi vereador, deputado estadual e federal. Infosaj
Eleições 2018
06 de Ago // | Eleições 2018

O Partido dos Trabalhadores  anunciou na noite deste último domingo (05), que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad foi indicado candidato a vice-presidente na chapa liderada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial de 2018 e também um acordo com o PCdoB, que vai permitir a entrada de Manuela D' Ávila na chapa.
Segundo nota divulgada no site do ex-presidente, "Haddad será o porta-voz de Lula até o trâmite final da homologação da candidatura Lula na Justiça Eleitoral". Concluída essa etapa, segue a nota, "a ex-deputada Manuela D´Ávila assumirá a posição de vice na chapa, por indicação do PCdoB, que aprovou, também, uma coligação".
A estratégia do PT é levar o nome de Lula como candidato à Presidência da República até a Justiça Eleitoral decidir, com base na Lei da Ficha Limpa, se o ex-presidente, que está preso, poderá ou não disputar as eleições de 2018 segundo informações do G1. O acordo dá a entender, embora não esteja explícito, que Manuela será candidata a vice com qualquer desfecho da Justiça Eleitoral, ou seja, com ou sem Lula na corrida presidencial. Infosaj
Eleições 2018
06 de Ago // | Eleições 2018

A direção nacional do PCdoB decidiu no fim da noite deste último domingo (05),  retirar a candidatura da deputada federal Manuela D'Ávila à Presidência da República. A decisão permite ao partido coligar-se oficialmente com o PT na disputa presidencial, em chapa que a princípio é liderada por Lula e tem Fernando Haddad como vice.
Embora sua candidatura tenha sido encerrada, na prática, Manuela D'Ávila não ficará sem espaço na chapa petista. Isso porque de acordo com os termos do acordo celebrado neste último domingo, nos próximos meses ela deverá ser indicada para o posto hoje ocupado por Fernando Haddad.
Condenado em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá, o ex-presidente Lula deve ter sua candidatura ao Palácio do Planalto impugnada, com base na Lei da Ficha Limpa. Neste caso, a previsão é que Fernando Haddad assuma a cabeça da chapa e Manuela ocupe o lugar de vice. Caso Lula consiga levar adiante a candidatura, Haddad está disposto a abrir mão do posto para dar espaço à aliada na chapa segundo informações do O Globo.
Bahia
05 de Ago // | Bahia

Vivendo uma verdadeira maratona de jogos, após o empate com o Palmeiras pela Copa do Brasil, o Bahia voltou a campo deste domingo para enfrentar a equipe do Fluminense, no Maracanã, pela 17ª rodada da Série A. O Tricolor saiu atrás do placar, mas conseguiu arrancar o empate. Os gols da partida foram marcados por Pedro, do Fluminense.
Já Edigar Junio, do Bahia, descontou na segunda etapa. Logo no primeiro minuto de jogo, Zé Rafael brigou com Gum dentro da área, ganhou a bola e bateu cruzado, mas Edigar Junio não conseguiu chegar. Aos 16, o Bahia quase abre o placar. Bahia desceu em contra-ataque após cobrança de escanteio do Flu.
Zé Rafael foi lançado, balançou na frnete do marcador e rolou para Vinícius, que chutou forte. A bola sai pela linha de fundo. Minutos depois, o Flu deu a resposta. Após ótima descida do Flu. Sornoza soltaou a bomba da entrada da área, a bola resvalou em Gregore e sai. Aos 20 minutos, Matheus Alessandro fez boa jogada e rolou para Pedro, que dominou, gira e bateu colocado, para marcar um lindo gol. O Bahia assustou com Zé Rafael. Infosaj

Nenhum comentário:

Postar um comentário