quarta-feira, agosto 1

olítica
01 de Ago // | Política
O presidente Michel Temer (MDB) cancelou as viagens oficiais que faria para a Colômbia e para o Paraguai em agosto segundo informações do FolhaPress. A decisão se deu após conversas com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), para evitar que eles sejam obrigados a deixar o país novamente.
Sempre que Temer viaja, Maia e Eunício são sucessores na linha presidencial já que o país não tem atualmente um vice-presidente. Contudo, pelo calendário eleitoral, desde abril eles estão impedidos de ocupar interinamente o Palácio do Planalto para não se tornarem inelegíveis para novos mandatos como deputado e senador.
Nesses casos, quem tem assumido o cargo é a presidente do STF, Cármen Lúcia. Os dirigentes das casas legislativas já foram forçados a fazer quatro viagens para o exterior deste abril, mesmo número de vezes que Cármen assumiu o Planalto. Temer havia programado viajar para a Colômbia em 7 de abril para participar da posse de Manuel Santos na presidência do país latinoamericano, o uribista Iván Duque, eleito em abril deste ano.
Eleições 2018
01 de Ago // | Eleições 2018
O PT (Partido dos Trabalhadores) organiza a convenção da sigla para o próximo sábado (4) e irá anunciar o candidato à Presidência: Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, o partido ainda não deve anunciar o vice de Lula. A definição do nome ficará a cargo da equipe executiva e deve ser apresentado no limite do prazo, em 15 de agosto.
A publicação revela ainda que alguns membros do PT cogitam indicar a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, como opção para a vice de Lula. No entanto, ainda espera-se que o ex-ministro Jaques Wagner aceite substituir o ex-presidente segundo destaca a coluna Painel, da Folha de S. Paulo.
A coluna destaca que Gleisi representa uma opção para aqueles que não simpatizam com o ex-prefeito Fernando Haddad (PT-SP). Desde a prisão do ex-presidente Lula, após ser julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, mais de 15 mil correspondências foram recebidas de diversas partes do país e do mundo. Cidadãos de pelo menos 25 países também enviaram suas mensagens.
Eleições 2018
01 de Ago // | Eleições 2018
O PSL e o PV estão do mesmo lado político na campanha eleitoral deste ano na Bahia e vão apoiar a candidatura de Zé Ronaldo ao governo. Apesar disso, o presidente estadual do PV, Ivanilson Gomes, não vê um desrespeito à ordem dada pela direção nacional da legenda, que não vai se aproximar de Jair Bolsonaro na corrida pelo Palácio do Planalto.
Em entrevista ao Bahia Notícias nesta última terça-feira (31), o dirigente partidário relatou que o diretório nacional do PV vetou apenas que os diretórios estaduais declarem apoio a Jair Bolsonaro como candidato a presidente. "[O veto] não foi ao partido PSL, foi a Bolsonaro", declarou Ivanilson Gomes.
"No nosso entendimento, não há nenhum problema", disse sobre o fato dos dois partidos estarem no mesmo lado na Bahia. Segundo Ivanilson, o diálogo com o diretório nacional do Partido Verde poderia ser necessário caso o PSL tivesse um espaço maior entre os aliados do candidato Zé Ronaldo. "Se o PSL estivesse como vice ou na chapa majoritária, nós teríamos dificuldades, mas não é o caso", comentou Gomes segundo o Bahia Notícias.
Justiça
01 de Ago // | Justiça
A Coca-Cola foi condenada a indenizar um consumidor baiano em R$ 35 mil por uma garrafa explodir e causar uma lesão no olho. Segundo os autos, o consumidor afirma que comprou uma garrafa de 2,5 litros em um supermercado de Salvador. Ele levou o refrigerante para casa e colocou na geladeira, pois no dia seguinte era aniversário de sua esposa.
Estavam todos reunidos para a comemoração quando ele pegou a garrafa e, quando ia abri-la, a garrafa explodiu, sem que houvesse ocorrido agitação no vasilhame. A tampa atingiu o olho esquerdo do consumidor, que relatou que ficou uma marca da tampa na sua pálpebra por muito tempo segundo o Bahia Notícias.
Ele perdeu 10% da visão por conta do acidente. Diversos laudos atestaram a perda parcial da visão e que houve uma hemorragia no olho esquerdo. Logo após o acidente, ele precisou fazer três cirurgias no olho, com tratamento que durou 45 dias para voltar a enxergar. Atualmente, precisa usar colírio de forma contínua. Testemunhas comprovaram o fato. Na ocasião do acidente, o consumidor foi atendido no ambulatório da Marinha do Brasil.
Política
01 de Ago // | Política
Manifestantes fizeram na terça (31) um protesto em frente ao Supremo Tribunal Federal pela liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a Agência Brasil, o protesto durou cerca de 40 minutos e houve um princípio da confusão, quando pouco mais de dez pessoas tentaram permanecer em frente à entrada exclusiva dos ministros.
Os manifestantes foram retirados por um cordão humano formado por seguranças do tribunal. Algumas pessoas chegaram a cair no chão, mas deixaram o local. Seis dos manifestantes anunciaram o início de uma greve de fome por tempo indeterminado até que o ex-presidente seja beneficiado com um habeas corpus.
Eles são ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a outras entidades que atuam em defesa de indígenas e atingidos por barragens. Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril, por determinação do juiz Sérgio Moro, que ordenou a execução provisória da pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex em Guarujá (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário