Infosaj | Economia
A conta de energia, a partir desta terça-feira (1º), será cobrada com o acréscimo de R$ 1 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A entrada em vigor da bandeira amarela foi anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na sexta-feira. Além disso, este mês também passa a valer o reajuste de 17% estabelecido pela agência.
Apesar do susto, existem formas de o usuário economizar e minimizar o peso no orçamento. Uma delas é reduzir os gastos com energia ao utilizar eletrodomésticos ou aparelhos eletrônicos que façam parte do grupo da eficiência energética. Veja abaixo simulação com valores pagos na conta com reajustes.
A gerente de eficiência energética do grupo Neoenergia, Ana Mascarenhas, explica que esses produtos desempenham a mesma função de um aparelho comum, mas utilizam menos energia. “A potência é menor, portanto ele gasta menos. Em vez de comprar uma lâmpada fluorescente com 15 watts, você pode comprar uma lâmpada led de 10 watts, que faz a mesma coisa, mas gasta menos energia”, orienta segundo o Correio da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário