segunda-feira, julho 23

23 de Jul // | Economia
A eleição presidencial será um dos principais focos de atenção do mercado financeiro. Com a definição dos candidatos, fica aberta a temporada de campanha, pesquisas e boatos que servirão para muita especulação com os preços dos ativos. O vaivém das cotações tende a ser ainda maior, porque nunca houve uma eleição tão incerta como esta.
Três ou quatro candidatos têm chances de ir para o segundo turno. Para o mercado, o novo presidente precisa estar comprometido com o ajuste fiscal, o que inclui uma agenda de privatizações. Quem mais se adequa ao perfil é Geraldo Alckmin (PSDB). Já o cenário de pânico seria Ciro Gomes (PDT).
Há muitas dúvidas sobre eventuais governos de Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSL) —o mercado já faz um aceno a este último, se ele disputar o segundo turno com Ciro. A candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso pela Lava Jato, não é considerada. A incerteza leva a volatilidades; cotações podem variar, num mesmo pregão, em função da euforia com um candidato ou pânico com outro segundo informações do Folha Press.
Política
23 de Jul // | Política
O ministro da Secretaria, Carlos Marun, propôs um pacote de medidas para a candidatura de Henrique Meirelles (MDB) à Presidência que inclui, entre outros pontos, a criação de uma corte que se sobreponha ao STF, a anistia ao caixa dois cometido em campanhas passadas e a cobrança de um valor mínimo para o atendimento no sistema público de saúde.
Em mensagem encaminhada a Meirelles e a deputados do MDB, Marun afirma que o partido "tem um ótimo candidato" e "liberdade" para estabelecer um programa "que não seja refém das mazelas de um presidencialismo de coalizão" segundo informações do FolhaPress.
Segundo o ministro, responsável pela articulação política do governo Michel Temer, esse sistema –praticado pelo presidente, inclusive– tem a "tendência de transformar-se em um balcão de negócios". "Vamos desburocratizar as eleições, mas punir realmente o uso de dinheiro ilegal nos pleitos. Podemos propor uma forma de leniência para o caixa dois já praticado e o criminalizarmos para o futuro", diz o texto do ministro ao qual a Folha teve acesso.
Santo Antônio de Jesus
23 de Jul // | Santo Antônio de Jesus
A quarta etapa do Projeto Todos Pela Cidadania foi realizada no domingo (22), na zona rural de Santo Antônio da Jesus. Desta vez, a caravana da saúde do Grupo CTO visitou a localidade Cruzeiro do Riachão. Durante os atendimentos, a população teve acesso a consultas e exames de raio-x, realizados por uma equipe multidisciplinar. Uma unidade móvel equipada ofereceu suporte à população. De acordo com Dr. Everaldo, responsável pelo Projeto, a ação foi possível graças à articulação do Grupo CTO com lideranças comunitárias.
"Tivemos o apoio de Neto da Associação do Tabocal, de Agnaldo da Associação da Vila Bonfim e de dona Lúcia do Sindicato dos Trabalhadores Rurais", listou o médico. Além do Cruzeiro, apenas este ano, o Projeto Todos pela Cidadania visitou as localidades do Benfica, Tabocal e Vila Bonfim. Qualquer localidade da zona rural da cidade pode solicitar a visita da caravana da saúde.
Baixo Sul
23 de Jul // | Baixo Sul
Três jovens morreram cabonizados após a batida entre carro e caminhão na BR-101, altura da cidade de Tancredo Neves, no baixo sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o caso ocorreu neste último final de semana. O carro que os jovens seguiam foi consumido pelas chamas e ficou destruído. A Polícia Civil informou que duas das vítimas eram adolescentes: Adineildes de Jesus Santos, de 16 anos e Tamile Brito de Jesus, de 17 anos.
O motorista foi identificado como Gabriel Félix de Jesus. A polícia disse se tratar de um jovem também, mas a idade dele não foi detalhada. Ainda não há informações das causas do acidente. De acordo com a polícia, o caminhão envolvido na batida foi parar e uma área de matagal no acostamento da rodovia. Não há detalhes do estado de saúde do motorista e se ele seguia com mais pessoas no caminhão.
Baixo Sul
23 de Jul // | Baixo Sul
Um idoso de 64 anos foi encontrado morto dentro de sua residência na manhã de domingo (22). O corpo foi encontrado pelo filho do homem, um adolescente de 15 anos, no imóvel localizado na Rua Noélio Coelho, bairro São José Operário, próximo a Praça Amâncio Félix. Conforme populares informaram ao Giro, o idoso morava sozinho.
Raimundo Oliveira da Silva foi encontrado despido, no chão, ao lado de um aparelho de televisão e de um aparelho de DVD. Uma calcinha foi encontrada amarrada na cabeça e cobrindo o nariz do homem. Ainda no imóvel, segundo informou a Polícia Militar, foi localizada uma camisola em cima de uma mesa.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié foi acionado para realizar a perícia no local e encaminhar o corpo para o IML. A Polícia Civil irá investigar o caso. O laudo do IML deve informar nos próximos dias a causa da morte. A polícia ainda não tem detalhes das causas da morte de Raimundo. Disse apenas que o caso foi encaminhado para a Polícia Civil que investigará se o idoso morreu de causas naturais ou se foi vítima de um homicídio.
Eleições 2018
23 de Jul // | Eleições 2018
O governador Rui Costa voltou a falar publicamente sobre a hipótese do PT ter um plano para o Palácio do Planalto nas eleições de 2018 diferente da candidatura do ex-presidente Lula. Em março, o baiano já dava sinais de que não pensa como a maioria barulhenta do PT, que insiste não haver outra alternativa diferente de Lula na corrida presidencial.
Às vésperas do prazo de convenções, todavia, o posicionamento do governador Rui abre caminho para uma discussão imprescindível para o pleito de outubro: o que deve acontecer com o PT na disputa. Rui mostrou, em mais de uma oportunidade, que o pragmatismo na política é algo importante para ganhar eleições.
Em meio ao afastamento do PT de partidos como PSD e PP no plano federal, manteve ativas as relações com as duas siglas na Bahia e construiu a chapa majoritária tendo as legendas como pilares. Mesmo com sinais de distanciamento em Brasília, Rui Costa conseguiu também manter ao seu lado o PR e o PDT, dois partidos que tentam viabilizar participação na chapa ao Planalto. Este texto integra o comentário para a RBN Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário