26 de Jul // | Bahia
A Justiça da Bahia afastou o presidente da Câmara de Vereadores de Itapé, no sul do estado, por suspeita de falsificação de assinatura em cheques do órgão. O vereador Nilton Rosa (PP) também é suspeito de ameaçar um assessor parlamentar. O vereador informou que não foi notificado sobre a decisão e que não vai se pronunciar sobre o caso.
A decisão foi proferida pelo juiz Luiz Staut Barreto, da 1ª Vara Criminal de Itabuna, na última sexta-feira (20), após pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). De acordo com as denúncias, o vereador Nilton Rosa teria assinado dois cheques em nome do 2º secretário da Câmara, Cledson Gomes (PP), em junho deste ano.
Os dois documentos equivalem ao valor de R$ 4,8 mil e foram usados em pagamentos feitos a dois comerciantes da cidade, em nome da Câmara Municipal. No entanto, de acordo com a determinação, os cheques do órgão só poderiam ser liberados mediante a assinatura do presidente e do 1º ou 2º secretário, mas nenhum dos dois representantes foi acionado para a liberação dos documentos segundo o G1 Infosaj
Bahia
26 de Jul // | Bahia
O garoto de 8 anos que teve o cérebro perfurado por um espeto de churrasco enquanto brincava na porta de casa, na Bahia, deixou o Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, no sul do estado, na quarta (25). Após ter o cérebro perfurado, Rian foi levado para o Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna.
Após cirurgia, ele foi transferido para a outra unidade de saúde. Segundo informações da Santa Casa de Misericórdia, que administra a unidade, o menino Rian Santos passa bem e fará exames complementares para avaliar o pós-cirúrgico nesta quinta-feira (26). A criança não apresenta problemas na visão e passa bem.
Conforme o hospital, a previsão é de que o garoto tenha alta na sexta-feira (27). O menino teve o cérebro perfurado após tropeçar e cair sobre o espeto com o qual brincava, no domingo (22). O objeto atingiu o olho dele. O caso aconteceu na cidade de Santa Luzia, também no sul da Bahia. Uma foto do raio-x da face da criança foi divulgada pelo hospital e mostra a posição que o espeto ficou na cabeça do garoto segundo o G
Justiça
26 de Jul // | Justiça
O Ministério Público Federal (MPF) deu nesta última quarta-feira (25), um prazo de 48 horas para que o Facebook entregue uma relação com as 196 páginas e 87 perfis excluídos nesta quarta-feira da rede social, sob acusação de violar as “políticas de autenticidade” da plataforma e atuar de forma coordenada para promover a “desinformação”.
No ofício, o procurador da República Ailton Benedito diz que as informações são “imprescindíveis à atuação” do MPF em um inquérito, também aberto por ele, que apura se a rede social censurou publicações contra a exposição Queermuseu, em 2017. Por enquanto, o Facebook não é obrigado a atender ao ofício.
Em caso de negativa, o MPF poderá recorrer à Justiça para que esta demande as informações da rede. Nas redes sociais, Ailton Benedito já acusou o Facebook de ser o “comando de censura aos conservadores durante as eleições”. Procurado por VEJA, a rede social afirmou que não revelaria os nomes das páginas e perfis excluídos, a maior parte deles ligados ao Movimento Brasil Livre (MBL), incluindo seccionais e lideranças do grupo Infosaj
Eleições 201
26 de Jul // | Eleições 2018
O Centrão pode apresentar mais de uma alternativa de vice para a chapa do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República, que receberá o apoio oficial do bloco na manhã desta quinta-feira, 26. O anúncio será realizado sem a definição do vice, após o empresário Josué Gomes da Silva (PR) ter recusado o convite.
Durante todo o dia, dirigentes do Centrão – formado por DEM, PP, PRB, PR e Solidariedade – buscavam negociar uma saída enquanto Josué, filho do vice-presidente José Alencar (morto em 2011), não se posicionava. Integrantes do bloco tentam convencê-lo a mudar de ideia, mas na prática já trabalham com um plano B.
Segundo o presidente do DEM, ACM Neto, se houver consenso, o bloco apresentará apenas um nome. “Caso existam diversas opções, pode ser que a gente apresente mais de uma alternativa. A palavra final será de Alckmin. Nossos partidos têm bons nomes e não vamos ter dificuldade em encontrar um novo. A escolha não será tratada como um pleito deste ou daquele partido”, completou o presidente da sigla segundo informações do Estadão Infosaj
Eleições 2018
26 de Jul // | Eleições 2018
A definição de apoio do blocão formado por DEM, PP, PSD, PRB e PR à candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) vai, finalmente, agilizar a articulação em torno da candidatura de José Ronaldo (DEM) ao governo da Bahia. O grupo político, como parece cada vez mais evidente, criou uma dependência do prefeito ACM Neto.
Neto impediu o prosseguimento das negociações enquanto o também presidente nacional do DEM participava das conversas no âmbito nacional. O prefeito de Salvador assumiu a posição de protagonista isolado da oposição na Bahia desde a derrocada do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), hoje preso.
Até a decisão final sobre a não candidatura ao governo, ACM Neto reinou absoluto enquanto condutor dos processos decisórios entre os adversários do PT na Bahia. No entanto, depois de desistir de concorrer ao Palácio de Ondina aos 45 minutos do segundo tempo, houve a expectativa de que a força política dele fosse ligeiramente minada. Não foi o que aconteceu. Este texto integra o comentário desta quinta-feira para a RBN Digital. Infosaj
Nenhum comentário:
Postar um comentário