sexta-feira, julho 27


Economia
27 de Jul // | Economia
Em 2017, a Bahia ultrapassou o estado do Rio Grande do Sul e assumiu o 1º lugar no ranking nacional com o maior rebanho de ovinos do país: 2,860 milhões de cabeças. Na comparação com 2006, o rebanho de ovinos no estado cresceu 7,0% e, assim, aumentou a participação no rebanho nacional, de 18,8% para 20,7%.
Os dados são do Censo Agropecuário divulgado nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Censo Agro reune dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira e foi realizado pelo IBGE, em todo o território nacional, entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018.
A Bahia tem quatro representantes entre os 10 municípios com os maiores efetivos de ovinos do país: Casa Nova (3º lugar nacional, com 175,9 mil cabeças), Juazeiro (5º, com 143,4 mil cabeças), Remanso (6º, com 142,6 mil cabeças) e Curaçá (7º, com 136,2 mil cabeças). Com o aumento no número de cabeças de caprinos, de 2006 para 2017 (+11,4% ou 2,383 milhões de cabeças), a Bahia permanece também com o maior rebanho de caprinos do país. Infosaj
Insegurança
27 de Jul // | Notícias
O Nordeste concentra o maior número de ataques a carros-fortes nos últimos três anos no Brasil. Foram 34 casos na região em 2016, 56 ações em 2017 e 46 ocorrências apenas nos seis primeiros meses de 2018. Os números são de um levantamento feito pelo G1 com base em dados da Associação Brasileira de Transporte de Valores (ABTV).
Essa modalidade criminosa, de atacar carros-fortes no Nordeste, está sendo chamada de "novo cangaço", numa alusão ao histórico bando de Lampião, que levava o terror a algumas cidades do sertão nordestino. Os estados da Bahia, do Ceará e de Pernambuco são os que mais concentraram ataques neste ano.

A Associação Brasileira de Transporte de Valores informa que a explicação para a região do Nordeste registrar a maior parte dos ataques está nas estradas esburacadas em regiões inóspitas, praticamente sem nenhuma fiscalização segundo informações do G1. Tendo de percorrer grandes distâncias em velocidades mais baixas, os carros-fortes se tornam alvos fáceis para quadrilhas que bloqueiam rodovias e explodem os veículos para roubar dinheiro Infosaj
Saúde
27 de Jul // | Saúde
Diante do caso da bancária que morreu após ser submetida a uma cirurgia para aplicação do polimetilmetacrilato (PMMA), a Anvisa fez alguns esclarecimentos sobre as indicações da substância. O órgão é responsável pela avaliação de critérios como segurança, eficácia e qualidade dos produtos, antes que eles sejam liberados para venda e uso.
Uma das aplicações do PMMA é na forma de gel para o preenchimento cutâneo de pequenas áreas do corpo e um exemplo de produtos que contêm essa substância é o Biossimetric, fabricado pela MTC Medical Comércio Indústria Importação e Exportação de Produtos Biomédicos Ltda localizada em Goiás.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autoriza sua aplicação, salientando que deve ser feita por um médico habilitado em casos de correção de lipodistrofia, configurada como alteração no organismo que leva à concentração de gordura em algumas partes do corpo, e de correção volumétrica facial e corporal, que é uma forma de tratar alterações com o preenchimento em áreas afetadas por meio de bioplastia segundo o R7.
Brasil
27 de Jul // | Brasil
A Polícia Civil indiciou por estupro e tortura uma mulher de 33 anos suspeita de manter um adolescente de 16 anos dentro de casa para ter relações sexuais com ele, no município de Itumbiara. A vítima relatou à corporação que era ameaçado e apanhava constantemente, mas conseguiu fugir e voltar para a residência da mãe. Ela segue presa.
A delegada Yvve de Melo Rocha, responsável pelo caso, disse que todos os envolvidos e testemunhas já foram ouvidos. O inquérito foi concluído e deve ser remetido ao Poder Judiciário nesta última quinta-feira (26). A mulher não apresentou advogado até o momento em que foi presa e ouvida pela Polícia Civil.
“Indiciamos por tortura e estupro, porque houve relatos de que a mulher o agredia com a finalidade de obter relação sexual com ele. Também há a questão da ameaça, mas isso está englobado dentro da tortura”, explicou. De acordo com a delegada, existe algum nível de parentesco entre a mãe da vítima e a mulher presa, mas ela não soube precisar qual. A mulher, que não teve a identidade divulgada, foi presa no último dia 18 segundo o G1.
Violência
27 de Jul // | Violência
A facção criminosa PCC planeja uma série de ataques a fóruns de todo o país em busca de armas que estão guardadas pela Justiça. A suspeita é da Polícia Civil de São Paulo e foi divulgada nesta quinta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo. No Espírito Santo, a Sesp afirma que monitora constantemente as informações ligadas a esses grupos.
A suspeita surgiu através de interceptações telefônicas feita pela polícia. Nessas ligações, membros da facção falam de uma ordem dada por comandantes do grupo para a realização de levantamento de fóruns em todo o território nacional que possam ter estoques de “ferramentas”, como os criminosos chamam as armas.
Essas orientações, segundo relatório policial a que a Folha teve acesso, teriam partido de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, onde está presa a cúpula da facção, incluindo Marco Camacho, o Marcola, tido como o principal chefe do PCC. Segundo a ordem, os criminosos deveriam levantar informações sobre prédio e endereço e, em seguida, enviar fotos desses locais para auxiliá-los em futuras ações segundo informações do jornal Folha. Infosaj

Nenhum comentário:

Postar um comentário