terça-feira, julho 24

Um policial militar reformado e um ex-bombeiro milicianos foram presos na manhã desta terça-feira (24), acusados de participação na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março. Eles também são acusados da morte de duas pessoas em fevereiro de 2017, em Guapimirim, na Baixada Fluminense.
O policial reformado Alan de Morais Nogueira, conhecido como Cachorro Louco, e o ex-bombeiro Luiz Cláudio Ferreira Barbosa serão ouvidos pelos dois casos. O crime de 2017 teria sido cometido a mando do líder miliciano e ex-PM Orlando Oliveira de Araujo, o Orlando Curicica, como um acerto de contas.
De acordo com o delegado responsável, Willians Batista, a testemunha que forneceu detalhes sobre o crime de Guapimirim é a mesma que tem ajudado na investigação do assassinato de Marielle. "Não posso dizer se estavam no [dos assassinos da vereadora] porque não tive acesso ao depoimento de testemunhas no caso Marielle", afirmou. Os três foram indiciados nesta terça por duplo homicídio neste caso da baixada segundo o Estadão.
Política
24 de Jul // | Política
O ex-presidente Lula afirmou nesta terça-feira (24), em carta, que vai criar o "Dia do Volto". Direcionada ao presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o documento foi publicado na conta do Twitter de Lula que está preso em Curitiba, após condenação no âmbito da Lava Jato pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
"O imperador Dom Pedro I criou o Dia do Fico. E eu vou criar o dia do 'Volto' para, junto com o povo, fazer o Brasil feliz outra vez", escreveu o ex-presidente, em alusão ao dia em que Dom Pedro foi contra as ordens da Corte Portuguesa e decidiu ficar no Brasil segundo informações do Estadão Conteúdo.
Na carta, o ex-presidente Lula ainda diz que vai usar "com muito orgulho" uma blusa enviada por Wagner Santana e afirma que os trabalhadores e o sindicato são "sua própria vida". "Diga bem alto pra todo mundo ouvir: sou candidato a presidente da República, porque tenho certeza que posso recuperar o Brasil, recuperar empregos, salários, escolas, saúde, autoestima, dignidade e a soberania do nosso povo", acrescenta a carta escrita pelo petista.  Infosaj
Bahia
24 de Jul // | Bahia
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) condenou o prefeito de Conceição de Coité, Francisco Assis (PT) e a vice-prefeita, Genivalda Pinto (PSD), por compra de votos segundo o Bahia Notícias. A decisão foi tomada em sessão plenária nesta segunda-feira (23). A ação contra o prefeito foi movida pela coligação da oposição “A Voz do Povo”.
A condenação previa como pena a cassação do mandato do gestor, entretanto, a Corte preferiu manter o prefeito para “evitar alternância de poder” e garantir uma “estabilidade” no município. Apesar de ter votado pela condenação do gestor, a magistrada decidiu não votar pelo afastamento para manter a “linha de coerência”.
A relatora da ação foi a juíza eleitoral Patrícia Kertzman. A Corte entendeu que o não afastamento é uma cautela necessária, pois recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem modificar a decisão. Ainda ponderou que a convocação de uma nova eleição na cidade só ocorrerá quando o TSE decidir, mantendo a cassação do mandato. A compra de votos, segundo o relatório, ocorreu com pagamento de combustível e gás de cozinha para eleitores. Infosaj

Nenhum comentário:

Postar um comentário