sábado, setembro 8

08 de Set // XP Política/ Com informações do Conversa Afiada | Notícias
1- Jair Bolsonaro foi esfaqueado em um ato de campanha. O atacante declarou que recebeu uma ordem “de Deus”.

2- É óbvio que se trata de uma tragédia com reflexos eleitorais e futuros. Temos de realizar que vivemos em um país em que vereadoras são fuziladas e candidatos esfaqueados. Este é o Brasil desses tempos. É óbvio que Marielle Franco e Jair Bolsonaro são vítimas. Querer colocar a culpa em algum dos dois pelos tristes fatos ocorridos é inaceitável.
3- Bolsonaro é vítima, e assim é visto hoje no país. Goste você ou não do candidato, o fato é esse. Lula já não ocupará o noticiário como protagonista único neste papel. Bolsonaro cresceu aí.
4- Vai acontecer uma onda pró-Bolsonaro que o carregará nos braços do povo, forças de esquerda destroçadas, vitória certa para o ex-capitão? Não, claro que não. Mas ficou mais difícil para seus adversários disputarem as eleições contra ele em termos simbólicos e táticos.
5- Em termos táticos, Bolsonaro talvez vivesse seu pior momento no ano: sem campanha competitiva, ele perdia poder de fogo e fazia campanha defensiva. Os ataques aumentariam e ele disputaria a vaga de segundo turno logo mais como qualquer outro mortal. Apanhava em horário nobre em rede nacional, respondia por redes sociais. Agora, os oito segundos de tempo de TV de Bolsonaro se convertem em 24 horas de cobertura. Dissemos isso de Lula quando de sua prisão, usamos a mesma reflexão para Jair Bolsonaro: até um eventual resfriado seu será notícia nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário