24 de Set // Foto: Agência Brasil | Economia
A Anatel começou a enviar, mensagens para usuários de celular de 10 estados, alertando sobre bloqueios de celulares piratas. São considerados piratas os aparelhos não certificados pela agência reguladora ou que tiveram o IMEI (número como identificação única do aparelho) adulterado, clonado ou fraudado. Os estados que receberão os alertas são:
Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins e todos os estados da Região Sul. Aqueles que estiverem com o celular irregular receberão uma mensagem do número 2828, alertando sobre a Lei 9.472 e sobre um prazo específico em que o aparelho deixará de funcionar.
O bloqueio nessas localidades está previsto para o próximo dia 8 de dezembro. A próxima fase da operação começará a ocorrer no dia 7 de janeiro de 2019, quando a Bahia e todos os estados da Região Nordeste serão incluídos no processo, além de São Paulo, Minas Gerais, Pará, Amazonas, Amapá e Roraima. Para saber se um celular é certificado pela agência basta procurar por um selo da Anatel, presente no carregador e no verso da bateria. INFOSAJ