Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional daMulher tem como origem as manifestações das mulheres russas que buscavam melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial — manifestações que marcaram o início da Revolução de 1917.
A data comemorativa surgiu na virada do século 20 no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorreu a incorporação da mão de obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se Nova York, Berlim, Viena em 1911 e São Petersburgo em 1913.
A primeira comemoração do Dia Internacional da Mulher foi celebrada em 8 de março de 1910, em Copenhague, capital da Dinamarca, em uma conferência internacional feminina, onde assuntos de interesse das mulheres foram discutidos.
No Brasil, durante o governo do presidente Getulio Vargas os direitos das mulheres começaram a tomar outro rumo. Com a reforma da Constituição em 1932, as mulheres brasileiras ganharam, em 24 de fevereiro do mesmo ano, os direitos trabalhistas como os dos homens, conquistaram o direito ao voto e a cargos políticos do Executivo e do Legislativo, depois de muitos anos de reivindicações e discussões.
Ainda em nosso país, há poucos anos, mais uma vitória conquistada com a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de suas casas e respeito por seus companheiros.
Jornal do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário