O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), confirmou que a eleição para definir o novo presidente da Casa será nesta quarta-feira (13). A confirmação foi feita após reunião com o primeiro-secretário, deputado Beto Mansur (PRB-SP). O acordo foi fechado na noite deste domingo (10), após reunião entre líderes partidários e Maranhão.
De acordo com o G1, o pepista foi convencido por interlocutores do presidente interino Michel Temer (PMDB) a antecipar a data da eleição, anteriormente marcada para quinta-feira (14). Para que a eleição ocorra, pelo menos 257 dos 512 deputados devem estar presentes na sessão, exceto Eduardo Cunha, que está afastado. A eleição no primeiro turno se dá com a obtenção da maioria absoluta dos votos, de pelo menos 129 congressitas caso estejam presentes o mínimo de 257 deputados.
Se isso não acontecer, os candidatos mais votados irão para o segundo turno e basta a maioria simples dos votos para ganhar a eleição. De acordo com Mansur, os interessados na candidatura devem se inscrever até as 12h de quarta, para que a eleição comece às 16h do mesmo dia. Haverá intervalo de uma hora entre um turno e outro, se for necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário