30 de Abr // | Política
O presidente Michel Temer cancelou a viagem que faria à Ásia entre os dias 4 e 12 de maio. Segundo a assessoria do Itamaraty, o motivo foi não comprometer as votações no Congresso, já que os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB-CE), também teriam que se ausentar do país.
"Tendo em vista o calendário eleitoral, a concentração de votações no Congresso, essenciais ao programa de reformas, e a necessidade da ausência simultânea do país dos presidentes das duas Casas legislativas, durante o período da visita, por exigência da lei eleitoral, a pauta de votações no Congresso ficaria prejudicada", diz a nota.
Como Temer não tem vice-presidente, caberia a Maia e, na ausência dele, a Eunício, assumir o cargo. Mas, por conta da legislação, os dois não poderiam concorrer nas eleições em outubro se ficassem interinamente na Presidência - Maia diz que é pré-candidato à Presidência e Eunício concorrerá à reeleição. Para que não assumam, teriam também que viajar para fora do país, o que deixaria interinos no comando das Casas Legislativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário