sexta-feira, janeiro 22

Dólar sobe e fecha a R$ 4,16, maior valor da história do real

Dólar
O dólar permaneceu em alta durante todo o dia(Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O dólar atingiu mais um recorde nesta quinta-feira: Com a alta de 1,47%, a moeda americana encerrou a sessão negociada por 4,16 reais, seu maior valor de fechamento desde a criação do real, em 1994. O recorde anterior havia sido atingido em 23 de setembro do ano passado, quando a divisa terminou o dia negociada por 4,14 reais.
A alta está diretamente ligada à surpreendente decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de manter a taxa básica de juros em 14,25%, anunciada na noite desta quarta-feira. Até o início da semana, a maior parte das previsões era de elevação da Selic em meio ponto porcentual.
O dólar permaneceu em alta desde a abertura. Na máxima do dia, atingida durante a manhã, a cotação foi a 4,17 reais, segundo maior nível registrado ao longo de uma sessão. O maior valor de pré-fechamento continua sendo o registrado em 24 de setembro, de 4,24 reais.
Publicidade
As previsões dos analistas para a taxa Selic começaram a ficar mais turvas a partir de terça-feira, comdeclarações do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, dadas após o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisar para baixo suas projeções para a economia brasileira. Em outubro, o Fundo previa retração de 1% para o produto interno bruto (PIB) brasileiro em 2016. Agora, a projeção é de encolhimento de 3,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário