Infosaj | Justiça
O juiz Sérgio Moro, decidiu não investigar mais o blogueiro Eduardo Guimarães, em determinação divulgada nesta quinta-feira (23). Guimarães edita o Blog da Cidadania e divulgou informações sobre a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março do ano passado. Moro mandou apreender documentos, aparelhos e arquivos eletrônicos do blogueiro
Nesta terça-feira, o blogueiro recebeu um mandado de condução coercitiva (quando se é levado a depor contra a vontade) determinado por Moro. O juiz federal de Curitiba determinou a condução coercitiva do blogueiro na tentativa de identificar quem era a fonte que teria passado para Guimarães a informação sobre a ação que seria feita contra Lula.
A medida do juiz responsável pela Java Jato em Curitiba foi criticada por entidades que representam jornalistas. De acordo com a Constituição, os jornalistas não são obrigados a revelar suas fontes. Na terça, a assessoria de imprensa da Justiça Federal do Paraná havia divulgado uma nota para explicar a decisão de Moro. A assessoria informou que Guimarães "não é jornalista", e, por isso, não teria o direito de ter resguardada a fonte das informações que veiculou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário