quinta-feira, janeiro 12

Na colina sagrada baianas fazem a lavagem das escadarias

O cortejo que saiu da Igreja da Nossa Senhora da Conceição chega à Basílica do Senhor do Bonfim no início da tarde desta quinta-feira (11). Animados, turistas e baianos lotaram a a Colina Sagrada para agradecer e fazer preces ao padroeiro da Bahia. 


No local, o reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva, realiza uma missa para os fiéis. As baianas recebem, dos membros da Irmandade Devoção do Senhor do Bonfim, as vassouras para a lavagem das escadarias do Adro da Basílica. Encerrado o ritual da lavagem, a Imagem Peregrina que veio em procissão ficará exposta para devoção dos fiéis até as 18h, próximo à porta.
Antes de chegar à Colina, o cortejo passou pelo Memorial Irmã Dulce (MID), no Largo de Roma. Lá, um grupo de baianas se reuniu ao redor da imagem da beata. Uma delas foi Severina Ramos, de 64 anos. "O Senhor do Bonfim, que no sincretismo é Oxalá, representa tudo para nós, pois é o pai dos orixás. É ele quem manda prender e soltar". Segundo ela, todos os anos o grupo reúne naquele local para pedir forças e seguir até a Colina Sagrada. 
Severina também comemorou a presença da imagem do Senhor do Bonfim acompanhando a procissão pela primeira vez. " É muito significativo, pois aproxima a religião do povo. Senti uma alegria total quando soube que a imagem viria com o cortejo", disse
(Fotos: GOVBA )

Nenhum comentário:

Postar um comentário