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Com a chegada de dezembro, vêm muitas confraternizações e comemorações, mas este ano tem um intruso querendo fazer a festa: o Leão, que já deveria ser símbolo do Natal, época em que a fera mais arrecada. O Leão também está faminto para saborear a ceia de Natal. Conforme apurou o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação - IBPT, quem pretende reunir a família para o jantar natalino vai pagar caro este ano, pois a fera deve abocanhar 29,32% do preço do peru, chester ou pernil, que serão destinados aos cofres públicos, nos âmbitos federal, estadual e municipal.
E a sanha por arrecadação não para por aí: outros produtos muito consumidos nas festividades de fim de ano, como, champagne ou o espumante (59,49%); panetone (34,63%), e nozes (36,45%), tem a tributação ainda maior, sendo que os valores de venda já possuem os impostos embutidos nos preços dos produtos, portanto, o consumidor não tem como escapar e deve ter uma ceia salgada. Os que pretendem presentear um amigo ou familiar, esses sim devem preparar o bolso, os tributos podem chegar a quase 80%, especialmente os itens de beleza como: perfume importado, 78,99% e maquiagem importada, 69,53%.
Os queridinhos do momento são os produtos eletrônicos, nestes os impostos atingem até 72,18% do valor do videogame, 39,12% no preço do Ipad e 33,80% do preço do telefone celular. Além do presente da criançada, nos quais, em geral, 39,70% do valor vão para os cofres públicos. A situação não melhora para os contribuintes que decidirem viajar, pois estes terão de pagar 29,56% em impostos no preço da hospedagem em um hotel, e 22,32% das passagens áreas são encargos.
Nestes tempos de crise, mesmo o contribuinte brasileiro que optar por apenas entrar no clima e decorar sua casa não escapará da mordida do "rei da selva", pois a árvore de Natal é tributada em (39,23%); assim como os enfeites (48,02%) e opresépio (35,93%). O presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, explica que mais uma vez os brasileiros são prejudicados pela alta carga tributária, que impede que os consumidores comprem mais e melhor. "A alta carga tributária, principalmente a decorrente dos tributos sobre o consumo, incidem sobre as vendas das empresas e são repassadas para o preço das mercadorias e serviços, fazendo com que o valor final fique mais caro e portanto, menos acessível ao consumidor final".
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