informações do bocaonews | Notícias
O ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli deve prestar depoimento a partir das 14 horas desta segunda-feira na 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba. Gabrielli, que mora em Salvador, será interrogado pelo juiz Sérgio Moro por videoconferência em um dos dez processos já abertos desde o início da Operação Lava-Jato. Segundo matéria de o Globo, a audiência será acompanhada pelo doleiro Alberto Youssef e outros réus acusados de desvio de dinheiro da Petrobras e outros crimes. Ele vai falar na condição de testemunha.
Gabrielli foi presidente da Petrobras entre 2005 e 2012, período em que a empresa tinha entre seus diretores o engenheiro Paulo Roberto Costa, um dos alvos centrais da Lava-Jato. Costa é acusado de intermediar contratos entre a grandes empreiteiras e a Petrobras com a ajuda de políticos de vários partidos.
Na série de depoimentos que vem dando desde o início de sua delação premiada, Costa disse que 3% do valor de cada um dos contratos era desviado para pagamento de propina. Em depoimentos nas duas CPIs sobre a Petrobras, Gabrielli foi instado a se explicar sobre a compra da refinaria de Pasadena, em 2006, negócio que pode ter provocado um prejuízo de mais de R$ 500 milhões aos cofres da estatal, conforme estimativas que ainda estão sendo feitas pelo Tribunal de Contas da União.
Nenhum comentário:
Postar um comentário