quarta-feira, outubro 9

Bahia tem tabu para quebrar na Arena

Na Fonte Nova, foram 2 empates e 2 goleadas sofridas
Na Fonte Nova, foram 2 empates e 2 goleadas sofridas
Entre a velha e a nova Fonte Nova, o Bahia não vence o Vitória desde 2004, num total de 12 clássicos. Na Arena construída este ano para a Copa do Mundo, foram disputados quatro Ba-Vis, com dois empates e dois triunfos do Rubro-negro. O clássico desta noite é válido pela 27ª Rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, e deve bater o recorde de público e renda da Arena, com mais de 40 mil pagantes, e a expectativa de uma grande festa do futebol.
Será que mando de campo para clássico local realmente faz diferença? Para o Bahia pelo visto não tanto. Pelo menos é o que se pode concluir quando são analisados os resultados dos últimos clássicos baianos.
Considerando apenas o mando de campo do Bahia, nos últimos 17 clássicos (desde 2006, em 7 anos) o tricolor perdeu 11 jogos, vencendo  apenas três, o último de 2 x 0, em 20 de fevereiro de 2011, no Estádio do Parque de Pituaçu. Foram 41 gols sofridos e 22 marcados. Entre a interdição e demolição da velha Fonte Nova, e a construção da Arena, o Tricolor chegou disputar três clássico em Feira de Santana, no Estádio Alberto Oliveira, segundo o levantamento de Victor Hugo do site futebolbahiano.com.
Ba-Vi derruba técnico – o último foi Joel Santana, nas finais do Campeonato Baiano – consagra e idolatra jogadores, como Raudinei, pelo Tricolor, Índio, pelo Rubro-negro. O jogo desta noite na Arena Fonte Nova não decide nada, mas Bahia e Vitória fazem à partir das 21 horas um clássico de extremos, válido pela 27ª Rodada do Campeonato Brasileiro.
De um lado, o Bahia, 14º colocado, mandante do jogo, não vive um bom momento e luta para fugir do fantasma do rebaixamento para a 2ª Divisão, e do outro, o Vitória, 6º colocado, com 34 pontos ganhos, joga para manter vivo o sonho de voltar ao G-4 da Série A e ganhar o direito de disputar a Taça Libertadores da América de 2014.
Pelos números, pela motivação, e o atual momento de cada time, o favoritismo deste Ba-Vi é do Vitória. Mas a história do futebol está aí para mostrar que não existe favorito em grandes clássicos, e a única certeza no jogo desta noite é de que o torcedor baiano deve promover mais uma grande festa do futebol baiano nas arquibancadas da Arena com  mando de campo é do Tricolor e, portanto, com direito a 60% dos ingressos e maior número no estádio.
Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário