O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, a partir deste mês de novembro, inicia a terceira etapa de atendimentos com a coleta de dados biométricos do eleitor, do biênio 2015-2016. Neste momento serão atendidas mais 183 cidades, que integram 74 Zonas Eleitorais. Um dos objetivos da medida é alcançar a meta estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral para 2015-2016. Após as eleições de 2016, os 79 municípios baianos remanescentes entrarão na sistemática, fazendo com que todo o território baiano esteja em processo de recadastramento biométrico dos eleitores.
A primeira cidade a iniciar e concluir a revisão com coleta de dados biométricos foi Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, no ano de 2009. Já no biênio 2013-2014, outros 29 municípios iniciaram o procedimento – também já encerrado. Logo após as eleições gerais do ano passado, 5 Zonas Eleitorais do interior (que englobam 13 cidades) iniciaram o processo de revisão do eleitorado, com coleta de dados biométricos.
A 76a. ZE – de Jaguaquara, Irajuba e Itaquara – já finalizou a revisão, com mais de 70% de comparecimento; as outras 10 cidades devem encerrar até janeiro/2016. Já em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, o cadastramento biométrico ordinário (à medida que os eleitores procuram o atendimento da Justiça Eleitoral para realizar algum serviço, são recadastrados) terá duração de 4 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário