terça-feira, novembro 24

Incêndios na Chapada Diamantina são provocados por ação humana, dizem analistas

Bahia Notícias | Bahia
Para analistas do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), os sucessivos incêndios que atingem a região desde o dia 26 de outubro são causados pela ação do homem. “Incêndios naturais são causados por tempestades de raios. Não é o caso. Sabemos que a causa é humana”, afirmou César Gonçalves, chefe substituto do PNCD.
Para Gonçalves, as motivações podem ser diversas, como colocar fogo para renovar pastagens ou para diminuir a vegetação e facilitar a caça. Em toda a Chapada Diamantina – região que extrapola os limites do Parque Nacional -, mais de 240 homens estão trabalhando para controlar o fogo, que já consumiu aproximadamente entre 15 e 30 mil hectares, segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), da Bahia.
Os incêndios florestais sucessivos já afetaram os municípios de Lençóis, Palmeiras, Mucugê, Ibicoara, Jacobina, Jaborandi e Andaraí. O Parque Nacional da Chapada Diamantina é uma área de preservação ambiental e turismo ecológico, que conta com uma área de 152.000 hectares. De acordo com Gonçalves, aproximadamente 10 mil hectares já foram queimados, o que equivale a 6,5% da área do Parque. Ele disse, em entrevista à Agência Brasil, que a região normalmente tem temporadas de queimadas no período entre julho e novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário