Com toda a vida dedicada a cuidar do próximo, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce (1914-1992), foi eleita pelos internautas do portal A TARDE como a maior baiana de todos os tempos, em enquete que ficou no ar na internet durante seis dias. A beata recebeu 39% dos votos e ficou na frente do jurista e político Ruy Barbosa, que obteve 21% dos votos, escolhido por personalidades do Estado como o maior baiano, uma semana antes, e do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, com 13%.
"As pessoas anseiam serem amparadas e Irmã Dulce representa o símbolo mais completo do imaginário popular: ser salvo das doenças dessa vida e ir para o céu. Ela era uma santa", afirma a socióloga Marlene Vaz. A beata costumava receber todos os doentes no hospital, mesmo se não tivesse leitos para todos. "No imaginário popular, ela era a pessoa que salvava", completa.
Falecida em 1992, Irmã Dulce recebeu o título de Bem-Aventurada em 2011, e está a um passo de receber a canonização e se tornar santa. Falta apenas o Vaticano confirmar mais um milagre realizado pela beata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário