domingo, setembro 8

Manifestações violentas têm baixa adesão

PUBLICADO EM 08/09/13 - 03h00
BRASÍLIA. Os protestos convocados por ativistas nas redes sociais da internet para o Dia da Independência tiveram baixa adesão ontem, porém, houve força suficiente para causar tumulto durante boa parte do dia nas principais capitais do país. As manifestações não atraíram multidões como as que o país viu em junho, mas mobilizaram pequenos grupos de jovens mascarados com disposição para enfrentar a polícia e praticar depredações e atos de vandalismo. Um balanço informal do dia contabilizou pelo menos 300 pessoas detidas nos confrontos no país.

Os protestos tinham como pauta original a corrupção e outras mazelas do sistema político. Adeptos da tática black bloc, que defendem protestos violentos e ataques a símbolos do capitalismo, assumiram a linha de frente nas ruas.

Em Brasília, os primeiros confrontos com a polícia ocorreram após o encerramento do desfile de Sete de Setembro, quando a presidente Dilma Rousseff e outras autoridades já tinham ido embora. Um grupo tentou invadir o prédio da Rede Globo gritando slogans associando a emissora à ditadura militar. Também atacaram lojas na vizinhança e, depois, se dirigiram a outras regiões da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário