Nesta segunda, às 20h, uma cerimônia na Arena Fonte Nova marcará uma nova era no Bahia. Será o desfecho de um momento histórico que começou com a intervenção judicial decretada no clube, no dia 9 de julho, teve seu ápice há dois dias, com a eleição, e terminará nesta noite com a posse do presidente Fernando Schmidt e os novos 100 membros do Conselho Deliberativo.
Vencedor do pleito de sábado, Schmidt é o primeiro presidente escolhido por voto direto na história tricolor. Ele é também um dos dirigentes eleitos no futebol brasileiro de maneira mais democrática, já que outras agremiações, como o Internacional, que também escolhem seu mandatários por voto dos sócios, possuem um "filtro" do Conselho, que seleciona os candidatos que vão para a disputa final. Poucos clubes possuem o processo direto, como o Bahia.
Outro marco histórico no Bahia é a montagem do Conselho. Os 100 membros que serão empossados hoje foram eleitos de modo proporcional aos votos de suas chapas. Mecanismo mais democrático do que o antigo, no qual a chapa vitoriosa indiciava 100% dos conselheiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário