O município de Prado, na Bahia, receberá homenagem pelos seus 514 anos de história sob o olhar do renomado fotógrafo de natureza brasileira, Araquém Alcântara. Durante três meses de projeto, entre outubro de 2013 e janeiro de 2014, Araquém vai registrar todas as belezas naturais e pontos históricos da cidade. O resultado do trabalho será reunido em um livro que contará a história do município desde o descobrimento do Brasil até os dias atuais. O lançamento da obra está previsto para abril de 2014.
Nascido em Florianópolis, Alcântara iniciou a carreira em 1970 e, desde então, se dedica integralmente à documentação fotográfica da natureza e do povo brasileiro. Entre 1987 e 1998, ele percorreu todos os parques nacionais brasileiros, dando origem à obra Terra Brasil, livro de fotografia mais vendido no Brasil nos últimos tempos. Entre outros projetos, produziu a capa do livro “Unknown Amazon” para o The British Museum em 2001 e foi o primeiro fotógrafo brasileiro a produzir um trabalho inédito para a
A pré-produção do projeto “Prado, História e Natureza” tem início neste mês com um levantamento histórico, pesquisas e entrevistas com historiadores para detalhar todos os passos do descobrimento. O ensaio fotográfico inicia em outubro, no total serão três excursões até a cidade que resultarão em mais de três mil fotos.
Prado é o berço do nosso país, onde em 1500 ancorou a primeira esquadra portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral. A encantadora cidade baiana será presenteada com uma obra que reúne suas belezas naturais, manifestações culturais, artísticas e construções históricas. Com o objetivo de proporcionar conhecimento e cultura para o público, o livro, intitulado “Prado, História e Natureza”, vai contar em 150 páginas a evolução do município desde o momento em que os primeiros navegantes portugueses fizeram contato com indígenas nativos na Barra do Cahy.
Com população estimada em mais de 27 mil pessoas, a cidade se estende por 84 quilômetros ao litoral Sul da Bahia e é composta por falésias coloridas, praias paradisíacas com águas mornas, ricas reservas naturais de fauna, flora e manguezais. Além disso, todos os anos, entre os meses de setembro e novembro, Prado recebe visita ilustre das baleias Jubartes, que incluem o oceano Atlântico em sua rota migratória.
Tais características, somadas ao fato histórico, fazem de Prado um paraíso ecológico, que será criativamente retratado sob o olhar de um dos precursores da fotografia da natureza do Brasil. Posteriormente, todo o material será reunido em um livro, patrocinado pelo Banco Sofisa e com o apoio do Hotel La Isla Ecoresort.
Prado Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário