Alunos e professores das universidades estaduais fizeram uma caminhada na manhã desta quarta-feira (10), saindo da Avenida ACM em direção à Avenida Tancredo Neves, em Salvador. Eles reivindicam maior orçamento para as instituições do estado. A mobilização deixou o trânsito congestionado na região, sentido Avenida Paralela. Os manifestantes encerraram a mobilização por volta das 12h40.
No próximo dia 13 de junho, a greve dos professores das universidades estaduais completa um mês. Na mobilização, os integrantes da comunidade acadêmica se reuniram em frente ao Shopping da Bahia, depois seguiram em caminhada pela Avenida Tancredo Neves. De acordo com Daniela Batista Santos, diretora executiva da Associação dos Docentes das Universidades da Bahia (Aduneb), cerca de 500 pessoas participaram do ato.
Segundo ela, a reivindicação da comunidade acadêmica é pelo o aumento do orçamento, principalmente para suprir as necessidades de custeio e investimento, setores responsáveis por ensino, pesquisa e extensão.
"O ato é para mostrar à sociedade que o governo está sucateando as universidades estaduais baianas. Estamos lutando por um maior orçamento para as universidades estaduais. Precisamos mostrar à população que as universidades passam por aperto", disse Daniela Santos.
Professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade de Santa Cruz (UESC) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) participam da mobilização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário