sexta-feira, abril 4

Pesca Proibida: Defeso do camarão já começou na Costa do Dendê

A primeira fase do defeso do camarão na Costa do Dendê começou nesta última terça-feira (1º) e segue até o dia 15 de maio. Durante o período ficam proibidas a pesca, conservação, beneficiamento, comercialização ou industrialização do camarão rosa, sete-barbas e branco, na área entre os estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe. Na Bahia, a pesca do camarão está proibida em Alcobaça, Belmonte, Cachoeira, Cairu, Camamu, Canavieiras, Candeias, Caravelas, Conde, Iguapiúna, Ilhéus, Itacaré, Itaparica, Ituberá, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragogipe, Maraú, Muniz Ferreira, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Viscosa, Porto Seguro, Prado, Salinas da Margarida, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Saubara, Taperoá, Ubaitaba, Valença e Vera Cruz.
Em Valença, cidade conhecida como terra do camarão, a pesca do camarão ainda é feita com utilização de arrastões (redes de nylon acopladas em embarcações). Considerada a principal atividade pesqueira da região, a atividade vem perdendo força ao longo dos anos devido à pesca predatória onde alguns pescadores desobedecem ao período do defeso. Outro fator que tem contribuído para a quase extinção do camarão na Costa do Dendê, é a pesca praticada no estuário, local de reprodução da espécie.
O defeso tem como objetivo a proteção dos camarões jovens, em fase de recrutamento e desova, quem comercializa com o camarão deve apresentar ao Ibama a relação de estoque até o 5º dia útil a partir de hoje. No caso dos barcos de pesca será tolerado o desembarque nos portos e declaração do estoque até à zero hora de amanhã. Quem descumpre o defeso fica sujeito à multa, perda da embarcação, dos apetrechos de pesca, do produto, além do cancelamento da licença. Os infratores também podem ser responsabilizados em processo criminal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário