O Edital de Chamamento Público para seleção de até 120 projetos de apoio aos festejos juninos de 2014 (Santo Antônio, São João e São Pedro), integrante do produto turístico “São João da Bahia” da Bahiatursa, foi prorrogado até o dia 25 de abril.
Os municípios interessados deverão apresentar projetos, através do preenchimento em formulário, disponibilizado no site da Bahiatursa (www.bahiatursa.ba.gov.br), acompanhado de toda a documentação exigida. O valor do apoio a cada município vai de R$ 20 mil a R$ 100 mil.
A Comissão de Avaliação será composta por representantes da Bahiatursa, Setur, Secult, Serin, Secom, Secopa e Casa Civil e adotará os seguintes critérios: tradição da festa, presença de manifestações culturais tradicionais de São João (apresentações ou concursos de quadrilhas, dança da fita, casamento na roça, pau de sebo), estrutura receptiva do município (meios de hospedagem, casas alugadas, articulação com municípios vizinhos para hospedagem, organização de serviços de informações dos festejos para visitantes e capacidade de atração de fluxo turístico) e tamanho populaçã
O período da Copa do Mundo coincide com a maior festa regional do país: o São João. Na Bahia, o dia consagrado ao santo católico é comemorado em todos os seus 417 municípios. Seja com festas grandes, com megaestrutura, ou em pequenos arraiás, o São João movimenta milhares de pessoas em todo o interior do Estado.
O ritmo oficial do São João é o forró e, no Nordeste, em especial na Bahia, a tradição de acender uma fogueira e de saborear comidas típicas se mantém viva.
Um bom licor, que pode ser acompanhado por iguarias, quase todas à base de milho, é uma boa pedida para quem quer entrar no clima das festas juninas. A variedade é grande: pamonha, milho cozido, canjica, bolos de milho, aipim, tapioca e carimã e muitos outros itens da gastronomia regional, como a carne de bode, por exemplo, somam-se para compor o cardápio mais popular da época.
Entre os destinos preferidos dos visitantes estão os municípios de Senhor do Bonfim, Amargosa, Piritiba, Jequié, São Francisco do Conde, Cruz das Almas, Cachoeira e Santo Antônio de Jesus, dentre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário