quarta-feira, agosto 31

Dilma prepara discurso pós-impeachment

A presidente afastada Dilma Rousseff já prepara um pronunciamento para fazer após o julgamento do processo de impeachment. Sem esperança de vencer a batalha, Dilma ainda não redigiu o texto, mas planeja reiterar o argumento de que a democracia está sendo ferida de morte por um golpe de Estado.
O pronunciamento deverá ser feito no Pal ácio da Alvorada e divulgado nas redes sociais. O tom será emocional, na linha de que a história fará justiça à primeira mulher eleita presidente.Dilma quer destacar que nunca desviou dinheiro público e está sendo vítima de uma “injustiça” política, pagando alto preço por contrariar interesses. Sua intenção é protestar contra a “ruptura institucional”, como fez na sessão de defesa do Senado, durante quase 14 horas, na segunda-feira.
Apesar da expectativa desfavorável sobre sua sentença, a presidente afastada fez, na terça, vários telefonemas para senadores. A todos, apelava para que não a condenassem sem provas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permaneceu em Brasília e procurou os que se diziam indecisos, além de dirigentes de partidos.
Lula tinha expectativa de que a bancada do Maranhão – detentora de três votos – pudesse apoiar Dilma. Após a primeira conversa que teve com o senador Edison Lobão (PMDB-MA), porém, o presidente interino Michel Temer fez pressão sobre os três maranhenses.
Ex-ministro de Minas e Energia nos dois governos do PT, Lobão avisou Lula que não seria possível votar contra o impeachment. Um dirigente do PT disse que o ex-presidente previa há tempos o desfecho desta crise, mas tentou até o último minuto virar votos para não ser acusado de abandonar Dilma.
(Com Estadão Conteúdo)

Após nove meses, Senado decide nesta quarta destino de Dilma

Encerrada a fase de debates, que durou quase dezessete horas, o Senado chega na manhã desta quarta-feira ao sétimo — e último dia — do julgamento que selará o destino da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, marcou o início da sessão de votação final para as 11 horas e a expectativa é que ela seja concluída até o início da tarde. Já se passaram mais de nove meses desde que o processo de impeachment foi instaurado no Congresso Nacional, em dezembro de 2015.
Segundo placar elaborado pelo jornal O Estado de S. Paulo, 55 senadores já se declararam favoráveis à condenação de Dilma, quórum suficiente para afastá-la definitivamente do cargo e torná-la inelegível por oito anos. Senadores do PT já anunciaram que, após a votação, irão recorrer ao STF para anular o processo. Durante a fase de debates, 48 senadores se manifestaram favoráveis ao impeachment, 18 contrários e 3 não declararam.
Ricardo Lewandowski, que comanda os trabalhos no Senado, deve começar a sessão de hoje, lendo um resumo sobre os argumentos apresentados pela acusação e defesa, e das provas levantadas ao longo do processo. Depois, quatro senadores (dois anti e dois pró-impeachment) farão explanações na tribuna por até cinco minutos cada. Eles estão impedidos de orientar votos.
Em seguida, para encaminhar a votação, Lewandowski fará a seguinte pergunta aos parlamentares: “Cometeu a presidente Dilma Rousseff os crimes de responsabilidade correspondentes à tomada de empréstimos junto a instituição financeira controlada pela União e à abertura de créditos sem autorização do Congresso Nacional e deve ser condenada à perda do seu cargo, ficando, em consequência, inabilitada para o exercício de qualquer função pública pelo prazo de oito anos?” Os senadores deverão responder “sim” ou “não” em votação aberta, nominal e via painel eletrônico.
Para Dilma ser cassada, o relatório pela condenação precisa receber 54 votos favoráveis entre os 81 senadores. Se não atingir esse número, ela reassume o a Presidência da República e o processo é arquivado. Se for condenada, fica proibida de disputar cargos públicos por oito anos a partir do fim de 2018, quando terminaria o seu mandato. Finalizada a votação, Lewandowski lerá a sentença, que será publicada na forma de resolução e comunicada para as partes envolvidas. Se for confirmado o impeachment, o presidente interino Michel Temer tomará posse do cargo em solenidade no Congresso Nacional ainda nesta quarta-feira.

segunda-feira, agosto 29

Interrogatório no Senado opõe presidente Dilma e senador Aécio, rivais na eleição de 2014


O senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do PSDB, afirmou nesta segunda-feira (29), em pergunta dirigida a Dilma Rousseff durante interrogatório na sessão de julgamento do impeachment, que ela venceu a eleição de 2014 "faltando com a verdade e cometendo ilegalidades". 
Ao responder, Dilma afirmou que, logo após a eleição, houve tentativas de se desestabilizar o governo e mencionou ações do PSDB. "A partir do dia seguinte da minha eleição, uma série de medidas políticas para desestabilizar o meu governo foram tomadas", declarou. Poucos dias após o resultado da eleição, o PSDB entrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com um pedido de auditoria para verificar a lisura da eleição presidencial.
O partido também pediu ao TSE dados de urnas eletrônicas para fazer uma auditoria sobre os sistemas de votação. Após a eleição de 2014, o PSDB também ingressou no TSE com uma ação em que pedia a impugnação dos mandatos de Dilma e do vice Michel Temer por suposto abuso de poder político e econômico no pleito.

Michel Temer recebe atletas olímpicos e diz que obedece o que o Senado decidir


O presidente em exercício Michel Temer recebeu no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (29) alguns dos atletas que representaram o Brasil na Olimpíada do Rio, neste mês. Após o evento, Temer afirmou rapidamente a jornalistas que acompanha o julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff no Senado com "absoluta tranquilidade".
Participaram da cerimônia 60 atletas, além dos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha; da Defesa, Raul Jungmann; da Justiça, Alexandre de Moraes; do Esporte, Leonardo Picciani; e do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, também participou do evento.
"Eu acompanho com absoluta tranquilidade. Sou obediente às instituições e espero o que o Senado Federal venha a decidir", disse Temer, logo após a cerimônia. Antes do início do evento, Temer recebeu os medalhistas em seu gabinete. Durante o evento, ao se dirigir aos atletas olímpicos, o presidente em exercício agradeceu e disse que eles deram um exemplo ao país.

Aliados elogiam discurso da presidente Dilma, mas não acreditam em virada de votos


Aliados da presidente afastada Dilma Rousseff avaliam que ela fez um discurso contundente e está indo bem ao responder às perguntas dos senadores, mas não demonstram o mesmo otimismo quando questionados se vão conseguir reverter votos e barrar o impeachment.
Reservadamente, um senador petista afirmou que esse momento é importante para o registro histórico, mas dificilmente mudaria o placar da votação final. Outros parlamentares evitaram fazer avaliações. “Eu aprendi na vida que decisão judicial e apuração você só tem certeza no momento.
Eu sou daqueles que acredita sempre na democracia e espero que o Senado não venha enterrá-la”, disse o senador José Pimentel (PT-CE). A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM afirmou que a fala de Dilma foi direcionada aos senadores indecisos, para convencê-los a votar contra o impeachment. “Ela dirigiu o seu pronunciamento a esses senadores, com quem já vem conversando”, disse.

Marcado por polêmica, árbitro paulista comanda jogo entre Joinville e Bahia

Marcado por polêmica, árbitro paulista comanda jogo entre Joinville e Bahia
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após sorteio, definiu o trio de arbitragem responsável por comandar a partida entre Joinville e Bahia, que será realizada nesta terça-feira (30), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O paulista Vinícius Goncalves Dias Araújo será o árbitro principal. Com 38 anos de idade, o juiz apitará a sua quinta partida pela Segunda Divisão. 
Neste ano, Vinícius apitou o jogo entre Bahia e América-MG, pela Copa do Brasil, que ficou marcado pelo fato do juiz ter concedido um gol irregular ao time mineiro e, consequentemente, eliminando o Esquadrão da competição nacional. À época, o presidente tricolor, Marcelo Sant'Ana, fez duras críticas à comissão de arbitragem da entidade nacional.
O árbitro será auxiliado por Fabrício Porfírio de Moura e Leandro Matos Feitosa, que também são de São Paulo. Evandro Tiago Bender, de Santa Catarina, será o quarto árbitro. No momento, o Bahia ocupa a sexta colocação da competição nacional, com 31 pontos. O Joinville, por sua vez, agoniza na zona de rebaixamento, com 21 pontos conquistados. 

sábado, agosto 27

Sessão do impeachment ouve últimas testemunhas

Após ouvir cinco depoimentos, o julgamento final do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff entra no seu terceiro dia com os depoimentos do ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa e do professor de direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Ricardo Lodi Ribeiro.
As duas testemunhas falarão em defesa de Dilma; Barbosa como testemunha e Lodi Ribeiro como informante. Os depoimentos têm início previsto para as 10h. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que preside o julgamento, acatou pedido de senadores contrários ao impeachment e aceitou o horário com a condição de que não haja pausa nos depoimentos para almoço, como ocorreu nos dias anteriores.
Com as últimas testemunhas sendo ouvidas neste sábado, o julgamento do impeachment será retomado na segunda, com o depoimento de Dilma.
Veja

Ubaitaba recebe medalhista olímpico Isaquias Queiroz com festa e aplausos


Após cumprir uma longa agenda de premiações e homenagens pós-Jogos Olímpicos, o canoísta Isaquias Queiróz voltou para casa no sul baiano, com o objetivo de reencontrar familiares, amigos e retomar os treinos. Natural de Ubaitaba, a 450 km de Salvador, Isaquias retornou à sua terra natal no final da  tarde de ontem, sendo recebido aos gritos de “ É campeão!”, sob fogos de artifícios para, em seguida, desfilar no alto de um caminhão do Corpo de Bombeiros. À noite, um clima de festa tomou conta da cidade, com a população vibrando e ovacionando o atleta ubaitabense, o único brasileiro a conquistar três medalhas em uma mesma Olimpíada – duas pratas e uma de bronze - no Rio, na edição dos JO- 2016.
“Estava todo mundo ansioso pela chegada dele. Agora que ele chegou estamos todos animados, vamos festejar”, disse Rogério Queiroz, irmão de Isaquias.  Mais cedo, amigos do atleta já estavam na expectativa para receber o vizinho ilustre, e comemorar suas conquistas, desta vez, no lugar onde tudo começou. Entre os moradores que acompanharam Isaquias desde seus primeiros anos na canoagem, está seu vizinho, o vendedor de gás de cozinha Izael Lopes, que se recorda bem da determinação do medalhista olímpico, antes deste chegar às competições internacionais.
 ”Lembro ainda de ver ele saindo todos os dias bem cedo para remar. Ele sempre foi muito determinado e persistente”, recorda Izael,  vizinho da mãe de Isaquias há 12 anos. Segundo ele, o retorno do atleta era muito aguardado, não apenas pelas conquistas do canoísta, mas também porque a população acompanhou, em peso, as competições.
 Para o prefeito de Ubaitaba, Bêda Almeida, as vitórias de Isaquias conseguiram elevar a autoestima do povo ubaitabense e podem, inclusive, inspirar as demais crianças e adolescentes do município, ao mostrar que também é possível crescer através do esporte. “Além de orgulhar muito ao povo de Ubaitaba, as conquistas de Isaquias podem mostrar as crianças que existe um caminho certo através do esporte”, afirmou. 

sexta-feira, agosto 26

PF indicia Lula e Marisa por tríplex no Guarujá

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a mulher dele, Marisa Letícia, no inquérito que investiga a reforma e a propriedade do tríplex no Condomínio Solaris, no Guarujá, litoral paulista. Lula foi indiciado pelos crimes de corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Já Marisa, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro 
A apuração do inquérito teve como ponto central reforma realizada no tríplex, construído pela Bancoop (cooperativa habitacional do sindicato dos bancários), que teve como presidente o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto – preso desde abril de 2015.
O imóvel foi adquirido pela OAS e recebeu benfeitorias da empreiteira, acusada de corrupção na Petrobras. “Foi possível apurar que o casal Luiz Inácio Lula da Silva e Marisa Letícia Lula da Silva foi beneficiário de vantagens ilícitas, por parte da OAS, em valores que alcançaram 2.430.193,61 reais, referentes às obras de reforma no apartamento 164-A do Edifício Solaris, bem como no custeio e armazenagens de bens do casal”, conclui o documento de indiciamento, assinado pelo delegado da PF Márcio Adriano Anselmo.
Foram indiciados também José Adalmário Pinheiro Filho, o Leo Pinheiro (corrupção ativa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica), Paulo Roberto Gordilho (corrupção ativa e lavagem), ambos da OAS, e Paulo Okamoto (corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro).
A Polícia Federal também acusa Lula de ter recebido “vantagens indevidas” no serviço contratado para o armazenamento do acervo presidencial, que foi bancado pela OAS ao custo de 1,3 milhão de reais. Segundo relatório da PF, a empresa Granero guardou dez contêineres em seus depósitos de janeiro de 2011 a janeiro de 2016. A PF anexou aos autos o contrato firmado entre a Granero e a empreiteira, que previa pagamentos mensais de 21.536 reais.
“Assim, em que pese o declarado no sentido de que a OAS teria ‘apoiado’ Luiz Inácio Lula da Silva no custeio desse depósito de bens trazidos quando deixou a presidência, considerado ‘acervo presidencial’. Curiosamente, ao invés de realizarem o ato por intermédio do Instituto Lula, buscou-se a ocultação do real titular do contrato mediante a ‘contratação direta’ pela OAS, beneficiária direta do esquema de desvios de recursos no âmbito da Petrobras”, diz o texto.

Lula estará em Brasília e poderá acompanhar depoimento de Dilma, diz líder do PT


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou nesta quinta-feira (25), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá estar no Senado na próxima segunda-feira (29), para acompanhar o depoimento da presidente afastada Dilma Rousseff na sessão do julgamento final do impeachment. Segundo o petista, Lula estará em Brasília no dia e se mostrou disposto a acompanhar de perto a fala de sua afilhada política.
"Nós pedimos para ele vir e ele disse que está disposto a acompanhar", afirmou o senador. Segundo Costa, a logística para vinda de Lula ainda não foi fechada. "Eu duvido que ele queira ficar dentro do plenário. Talvez fiquei lá em cima (nas galerias do plenário)", comentou. O senador disse que Lula também se dispôs a realizar "alguma tarefa" a favor de Dilma no próximo domingo (28).
"Ele disse que estaria na segunda-feira aqui em Brasília, mas que também está disponível para alguma tarefa no domingo", declarou o líder do PT. De acordo com o senador pernambucano, caso venha no domingo, o ex-presidente Lula poderá conversar com parlamentares e até com a presidente Dilma Rousseff antes do depoimento dela na sessão do julgamento final do impeachment.

Senado ouve nesta sexta-feira testemunhas da defesa de Dilma no impeachment


O plenário do Senado retoma na manhã desta sexta-feira (26) a sessão destinada ao julgamento final da presidente afastada Dilma Rousseff no processo de impeachment. Na reabertura dos trabalhos, marcada para as 9h, serão ouvidas as testemunhas de defesa da petista.
O julgamento final começou nesta quinta (25) com os depoimentos de duas testemunhas de acusação. A expectativa é que sessão com as testemunhas de defesa – 6 no total – avance para o fim de semana. Foram chamados pela defesa de Dilma as seguintes testemunhas:
Luiz Gonzaga Belluzzo, economista; Geraldo Prado, professor de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Nelson Barbosa, ex-ministro da Fazenda; Esther Dweck, ex-secretária de Orçamento Federal do governo; Luiz Cláudio Costa, ex-secretário-executivo do Ministério da Educação; Ricardo Lodi Ribeiro, professor de direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Ônibus em Salvador: descaso e desrespeito com idosos


Ao menos para os idosos de Salvador, agosto é mesmo o mês do desgosto. Desde o dia 15, o cartão que dava a maiores de 65 anos gratuidade e direito de escolha nos assentos de ônibus não tem mais nenhuma validade. Sem qualquer esforço para viabilizar condições melhores aos mais velhos, as empresas de transporte e a Secretaria de Mobilidade obrigam idosos a se apertarem na frente dos veículos e implorarem para que motoristas abram a porta do meio, criando uma verdadeira via-crúcis para quem tem dificuldade de andar.

domingo, agosto 21

O grande feito do ídolo Neymar


O que se espera de um craque? Grandes jogadas, belos dribles, identificação com o torcedor, gols, que seja decisivo e ganhe títulos. Principalmente que ganhe títulos. Principalmente na América Latina. E o simbolismo da conquista desta medalha de ouro é exatamente esse. O inédito título conquistado numa noite de gala – em cima da temida Alemanha – está longe de curar as feridas abertas da Copa do Mundo diante do mesmo adversário. Também não apaga os problemas do futebol brasileiro. Mas serve, em particular, para colocar a carreira de Neymar em outro patamar.
A falta desses títulos com a camisa da seleção brasileira criou estigmas e boas doses de má vontade em relação a um dos maiores craques do nosso futebol, o genial Zico, que vestindo a camisa do Flamengo ganhou tudo o que disputou.
Sem qualquer comparação, Neymar coloca no seu currículo a medalha de ouro que tantos gênios (e ídolos) como Romário e Ronaldo não conseguiram. Tira das costas parte do peso que ainda terá de carregar até o dia que levar o Brasil ao Hexa na Copa do Mundo. Mas escreve também seu nome no coração do torcedor brasileiro, tão carente de ídolos no futebol recente.
Quando bateu o pênalti decisivo, deslocando o goleiro alemão, Neymar deu alguns passos e se ajoelhou. Chorou copiosamente. Certamente um choro de alívio. Pela pressão sofrida com a obrigação da medalha de ouro e pelas caneladas que deu em algumas atitudes dentro e fora de campo.
No mesmo Maracanã onde Neymar conquistou a Copa das Confederações em 2013 e onde sonhava se consagrar em 2014 – mas uma lesão contra a Colômbia lhe tirou completamente a chance, ainda antes da humilhação dos 7 a 1 – o craque do Barcelona pode, enfim, dizer que é também o craque da seleção brasileira. No maior palco do futebol mundial, Neymar fez tudo o que se esperava dele. Grandes jogadas, belos dribles, se identificou com o torcedor, fez gols (inclusive um golaço de falta), foi decisivo e ganhou! Que venha agora Rússia-2018…

sábado, agosto 20

Izaquias Queiroz conquista a sua terceira medalha Olímpica

O canoísta brasileiro Isaquias Queiroz conquistou mais uma medalha na manhã deste sábado: prata na categoria  C2 1000 metros da canoagem, em prova de duplas vencida pela Alemanha. Apesar de ter dominado toda a disputa, Isaquias Queiroz e Erlon de Souza foram ultrapassados pelos alemães Sebastian Brendel e Jan Vandrey nos últimos metros. E, apesar de perder o ouro, o baiano conquistou um feito inédito, histórico: se tornou o primeiro brasileiro a conquistar três medalhas em uma mesma olimpíada. Ele já tinha levado prata e bronze.
Depois do bronze, Isaquias tinha dito que “queria chegar onde nenhum brasileiro chegou”. E, de fato, fez história na Lagoa Rodrigo de Freitas. Com o feito, Isaquias sobressai a César Cielo, Gustavo Borges, Afrânio da Costa e Guilherme Paraense, atletas que ganharam duas medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos.
A primeira de suas três medalhas veio na terça-feira, quando Isaquias, natural de Ubaitaba, no interior da Bahia, levou a prata inédita para a modalidade na canoa individual (C1) 1000m. A segunda, de bronze, chegou dois dias depois, depois de o canoísta ficar com o terceiro lugar na C1 200m, em uma incrível prova de recuperação.
Brendel, que também venceu Isaquias na C1 1000 metros, e Vandrey terminaram a prova com um tempo de 3min43s912. Isaquias e Erlon cruzaram a linha de chegada com 3min44s819, ou 0s907 atrás. O bronze ficou os ucranianos Dmytro Ianchuk e Taras Mischuk.

Isaquias conquista 3ª medalha: prata no C2 1000 metros

O canoísta brasileiro Isaquias Queiroz conquistou mais uma medalha na manhã deste sábado: prata na categoria  C2 1000 metros da canoagem, em prova de duplas vencida pela Alemanha. Apesar de ter dominado toda a disputa, Isaquias Queiroz e Erlon de Souza foram ultrapassados pelos alemães Sebastian Brendel e Jan Vandrey nos últimos metros. E, apesar de perder o ouro, o baiano conquistou um feito inédito, histórico: se tornou o primeiro brasileiro a conquistar três medalhas em uma mesma olimpíada. Ele já tinha levado prata e bronze.
Depois do bronze, Isaquias tinha dito que “queria chegar onde nenhum brasileiro chegou”. E, de fato, fez história na Lagoa Rodrigo de Freitas. Com o feito, Isaquias sobressai a César Cielo, Gustavo Borges, Afrânio da Costa e Guilherme Paraense, atletas que ganharam duas medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos.
A primeira de suas três medalhas veio na terça-feira, quando Isaquias, natural de Ubaitaba, no interior da Bahia, levou a prata inédita para a modalidade na canoa individual (C1) 1000m. A segunda, de bronze, chegou dois dias depois, depois de o canoísta ficar com o terceiro lugar na C1 200m, em uma incrível prova de recuperação.
Brendel, que também venceu Isaquias na C1 1000 metros, e Vandrey terminaram a prova com um tempo de 3min43s912. Isaquias e Erlon cruzaram a linha de chegada com 3min44s819, ou 0s907 atrás. O bronze ficou os ucranianos Dmytro Ianchuk e Taras Mischuk.

Portal Infosaj/TV Recôncavo inicia rodadas de entrevistas com candidatos nesta segunda


Chegou o grande momento das entrevistas com os candidatos a prefeito de Santo Antônio de Jesus! A partir desta segunda-feira (22) começam as rodadas de entrevistas com os candidatos ao vivo pelo Portal Infosaj/TV Recôncavo a partir das 15h00min 
 Ao todo, serão cinco dias de entrevistas, sendo um para cada candidato, com direito a três minutos para responder sobre os temas: Saúde, Educação, Segurança, Transporte Urbano e Infraestrutura, Indústria, Comércio e Agricultura, Esporte e Cultura e mais dois minutos para as considerações finais.
O primeiro dia trará o candidato do DEM, Humberto Soares, Leite nesta segunda, (22). Já na terça-feira (23), será a vez do candidato do PTC, Robert Gomes. Na quarta-feira (24), o candidato do PSOL, Franderrak Mascarenhas, responderá às perguntas. Na quinta (25), o candidato do PSD, Rogério Andrade é o convidado. Na sexta-feira (26), para finalizar a rodada de entrevistas, o candidato do PSDC, Everaldo Junior, estará na bancada.
Em relação à ordem de entrevistas dos candidatos, o diretor de jornalismo do Portal Infosaj TV Recôncavo, Gildásio Cavalcante, contou que isto foi o resultado de um sorteio, no dia 12 de agosto, com a presença dos representantes dos candidatos.
 
Debate - A hora de assistir aos candidatos juntos está marcada para o dia 15 de setembro, às 20 horas no Salão Paroquial ao lado da Igreja Matriz no centro da cidade. Você acompanha ao vivo pelo Portal Infosaj/TV Recôncavo e Rádio Clube AM de Santo Antônio de Jesus. Assista! Quem será a melhor opção para governar o nosso município? Você decide

Brasil bate a Rússia, vai à quarta final consecutiva e briga por ouro



Se dor existia, ela foi muito bem disfarçada. A coxa direita tinha um estiramento leve, mas e daí? Lucarelli saltava e a protegia do jeito que podia. Se as costas haviam ficado travadas um dia antes, Lipe dava um peixinho e esquecia do problema.
O Brasil precisava deles para derrubar a Rússia. Precisava usar mais inteligência do que força para fazer os gigantes caírem em quadra. Achou a medida certa no saque, não enfrentou o bloqueio, exatamente do jeitinho que Serginho tinha cantado a pedra.
Nesta sexta-feira, com uma atuação segura no Maracanãzinho, a seleção pôs fim ao sonho do bicampeonato dos carrascos de Londres 201

O Raio que sempre cai no topo do pódio: Bolt dá adeus com tri do 4x100


Não era noite de voo solo. Era noite de trabalhar em equipe e usar o próprio brilho para consagrar os companheiros. Mas mesmo tratando-se de um quarteto, quem todos queriam ver era  Usain Bolt, ele cruzou em primeiro lugar a linha de chegada de sua última prova olímpica.
O Raio não decepcionou. Caiu pela terceira vez no mesmo lugar: no topo do pódio. Fechou o revezamento 4x100m da Jamaica com maestria (37s27), levando o país ao tricampeonato da prova e selando a conquista do nono ouro olímpico de sua coleção.
E o homem mais rápido do mundo despede-se dos Jogos com a tríplice coras nos 100m rasos, 200m rasos e o revezamento 4x100m.
– Definitivamente não estarei em Tóquio, em 2020. Já cumpri a minha missão nas Olimpíadas. Terminei como queria a minha participação, e não tenho uma medalha favorita.