sexta-feira, novembro 7

Sesab recebe 122 notificações de Chikungunya em uma semana

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recebeu 122 novas notificações de febre Chikungunya no período de uma semana. Entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, o número de casos notificados passou de 1.491 para 1.613. O número de municípios de onde vieram as notificações também aumentou de 49 para 51. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 6.
Segundo a Sesab, 572 desses casos foram confirmados. Feira de Santana continua sendo o município mais afetado, com 419 confirmações. Já Riachão do Jacuípe, a 191 km de Salvador, teve 148 confirmações, um aumento de aproximadamente 80,5% no número de casos em relação à última semana.
A capital baiana, onde já foram confirmados dois casos, Alagoinhas, Cachoeira e Amélia Rodrigues, que tiveram uma confirmação cada, não tiveram novos registros de confirmação. Ainda de acordo com a Sesab, estes municípios têm apresentado casos da doença devido a vínculo epidemiológico com Feira de Santana.
Entenda a Febre Chikungunya
A Febre Chikungunya pode ser transmitida tanto pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, quanto pelo Aedes albopictus, transmissor da febre amarela. Os sintomas mais comuns são: febre acima de 39ºC, dores nas articulações, na cabeça e nos músculos e manchas vermelhas na pele que costumam durar de três a 10 dias. Os sintomas tendem a surgir entre dois e dez dias após a picada do inseto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário