bocaonews | Infosaj
A primeira atividade da campanha ‘Novembro Negro’, em Salvador, nesta quinta-feira (20), quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, é a 6ª Lavagem da Estátua de Zumbi, que em 2014 foca a luta contra o extermínio da juventude negra. O ato público acontece, às 9h, na Praça da Sé, com apresentação da banda Tambores de Búzios.
Para as 15h, está marcado o início da 14ª Caminhada da Liberdade, do Curuzu ao Pelourinho, com a participação dos principais blocos afro do Brasil. O objetivo da ação é resgatar a memória do ator baiano Mario Gusmão, que teve contribuição importante na história do movimento negro.
Tendo concentração, às 14h, e saída prevista para as 16h, no Campo Grande, a 35ª Marcha da Consciência Negra Zumbi dos Palmares, em 2014, é inspirada no tema “20 anos sem Lélia González”, em homenagem à líder negra.
Às 22h, começa a 7ª Alvorada dos Ojás, no Corredor da Vitória, Dique do Tororó, entrada do Aeroporto e Itapuã. O Ojá - uma das peças mais importantes do vestuário do Povo de Santo – vai ser amarrado em árvores desses locais num gesto de manifestação pela paz. As atividades são organizadas por diversas entidades do movimento negro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário