terça-feira, novembro 25

Renan rejeita questionamentos da oposição e vetos serão votados em bloco

Senador Renan Calheiros preside sessão do Congresso Nacional em Brasília
Senador Renan Calheiros preside sessão do Congresso Nacional em Brasília
Foto: Reuters
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu nesta terça-feira que a votação de 38 vetos presidenciais será feita em bloco, por meio de uma cédula de papel, contrariando o desejo da oposição que queria a votação item por item.
O governo tem interesse em votar todos os vetos presidenciais e liberar a pauta de votações para as matérias orçamentárias, como o projeto que altera o cálculo da meta de superávit primário.
"Não vamos individualizar (cada) veto por cédula porque o regimento não permite isso", disse o presidente do Congresso, que reúne Câmara e Senado, ao argumentar contra os requerimentos dos oposicionistas para que a votação fosse feita individualmente.
"O histórico do Congresso permite o que estamos fazendo", acrescentou Renan. O governo acredita que dessa forma poderá fazer a votação dos vetos de forma mais rápida.
A oposição queria que a votação ocorresse veto a veto para tornar a sessão mais demorada. Os oposicionistas queriam ainda que a votação fosse eletrônica ou que fosse confeccionada uma cédula para cada um dos vetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário