sábado, junho 1

Contas de energia já têm que apresentar bandeira


As contas de energia emitidas a partir de hoje, em todo o País, deverão conter as chamadas bandeiras tarifárias. Tendo por enquanto caráter apenas educativo, o instrumento ajudará o consumidor a saber o quão caro as distribuidoras estão pagando pela energia elétrica que é transmitida às residências, fábricas e estabelecimentos comerciais.

Com mais dados sobre os gastos para a geração de energia, o consumidor poderá adequar a utilização da energia elétrica, se assim preferir Foto: Kleber A. Gonçalves

A partir de agora, as faturas mensais trarão o desenho de uma bandeira, cuja cor indicará o preço médio que as distribuidoras pagarão pela energia naquele mês. Uma bandeira verde significa que há condições favoráveis para a compra de energia e, portanto, menos gastos por parte das concessionárias. Já a cor amarela representa condições menos favoráveis, enquanto a bandeira vermelha ilustra custos ainda maiores.

O gasto das distribuidoras com a compra de energia é um dos fatores levados em conta no reajuste anual da tarifa. Desse modo, quanto mais as empresas gastarem, maior será a tendência de aumento do preço da tarifa nos 12 meses seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário