quinta-feira, novembro 12

Ministro descarta ataque de hackers

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, descartou a possibilidade de hackers terem sabotado as redes de transmissão de energia. A hipótese, aventada por repórteres durante entrevista na madrugada de ontem, ecoa reportagem exibida pelo programa de tevê norte-americano 60 Minutes no domingo.

O programa, exibido pela emissora CBS, afirmou que empresas de energia do Brasil sofreram ataques de hackers em 2005 e 2007, causando blecautes no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Segundo a reportagem, que abordou a ameaça de sabotagem virtual em sistemas dos Estados Unidos, agências de segurança americanas estão convictas de que piratas virtuais foram os responsáveis pelas quedas de energia em ambos os casos.

Essa foi a segunda vez em poucos meses que um órgão de im­­prensa americano menciona possível fragilidade virtual no setor energético brasileiro. Em outubro, a revista Wired publicou uma entrevista com um ex-assessor do governo de George W. Bush que também afirmou haver ocorrido ataques ao fornecimento de energia no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário