segunda-feira, fevereiro 4

Já estão valendo novas regras para motoboys e mototaxistas

Desde a manhã deste último sábado (2) entraram em vigor as novas regras para motoboys e mototaxistas de todo o país. O item mais polêmico das novas regras é a exigência de um curso de capacitação ministrado por uma instituição autorizada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).

A Associação Nacional dos Detrans pediu, na última quinta (31) que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determinasse o adiamento da fiscalização com multas por causa do alto custo dos cursos e equipamentos exigidos, além do número reduzido de instrutores capacidados e número reduzido de instituições capacitadas para os cursos.

A lei federal, de 2009 e regulamentada no ano seguinte, já devia ter entrado em vigor em agosto de 2012, mas foi adiada pela falta de locais autorizados a dar as aulas. Sem esse curso e o uso de uma série de equipamentos de segurança, motoboys e mototaxistas cometerão, segundo a lei, infração grave, com perda de cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127,69. Quem descumprir as normas poderá ser multado e ter a moto apreendida para regularização

Nenhum comentário:

Postar um comentário