segunda-feira, dezembro 14

Seca deixou 60% da Bahia em situação de emergência

Tribuna da Bahia | Notícias

Com o Decreto assinado pelo governador Rui Costa, na última sexta-feira (11) incluindo 100 municípios em situação de emergência, subiu para 251 o total de municípios em todo o Estado nessa situação. Isso corresponde a pouco mais de 60% dos 417 municípios da Bahia afetados pela seca, que poupa apenas a faixa litorânea e algumas localidades no Recôncavo, Sul, Extremo Sul e Oeste.
Na última sexta-feira, através do Decreto nº 16.462,  o governador Rui Costa reconhece que a seca prolongada tem provocado danos à subsistência e à saúde da população de diversos , com graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente à agricultura e à pecuária. Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.
Além do Governo do Estado, o Governo Federal já reconheceu 130 municípios baianos em situação de emergência por causa da seca, dos 151 decretos anteriores. Esses municípios, além da ajuda do Governo do Estado, passam a receber recursos da Defesa Civil Nacional. Com o novo decreto, até a próxima semana nova portaria  deve aumentar o número de municípios que receberão também ajuda do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário