Recém anunciado como ministro da Fazenda, Nelson Barbosa assegurou nesta sexta-feira (18) que o foco do governo federal “continua o reequilíbrio fiscal”. Alçado a condição de titular da Fazenda após a saída de Joaquim Levy, o ex-ministro do Planejamento vinha acompanhando as ações de equilíbrio fiscal desenvolvidas pelo governo federal e pautou o discurso nessa premissa.
“Estamos numa fase de transição, uma fase de ajustes e uma fase para a construção de um novo ciclo de crescimento. Nosso maior desafio é o desafio fiscal. A solução depende somente do Estado brasileiro. Nos últimos meses adotamos várias iniciativas de controle de despesas, de reformas estruturais e programas estruturais e várias medidas de gestão. É possível avançar nos ajustes fiscais e na reforma fiscal”, sugeriu Barbosa, em entrevista coletiva.
O ministro garantiu ainda que o governo vai manter uma agenda de recuperação e citou que a variação cambial do dólar possui como lado positivo, que é a ampliação das exportações de commodities. “A variação cambial contribui para o aumento da competitividade das exportações brasileiras. O comercial exterior já está contribuindo para a estabilidade da economia”, apontou Barbosa citando um saldo positivo na balança comercial de R$ 15 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário