A Polícia Metropolitana de Londres (Met) defendeu a legalidade da detenção do brasileiro David Miranda, companheiro do jornalista que divulgou as denuncias feitas pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, no aeroporto de Heathrow, indicou nesta terça-feira a "BBC".
Em um comunicado emitido na noite de ontem, a Scotland Yard fugiu das críticas e da polêmica criada em torno da detenção do brasileiro durante nove horas no último domingo, quando o mesmo fazia uma escala em Londres, procedente de Berlim, em um voo com direção ao Rio de Janeiro, onde vive com seu companheiro, o jornalista do "The Guardian" Glenn Greenwald.
A Met considerou que a detenção de Miranda foi válida "legalmente e em nível de procedimento", além de ter negado a notícia de que as autoridades britânicas não teria dado o direito do brasileiro recorrer a um advogado, como informou a imprensa do país.
A detenção, em virtude da lei antiterrorista britânica, provocou o protesto das autoridades brasileiras, que consideraram a detenção do companheiro de Greenwald como "injustificável", tendo em vista que o indivíduo não era alvo de nenhuma acusação.
Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário