quarta-feira, março 13

Empresas de telefonia lideram queixas no Procon

As companhias de telefonia e as voltadas à área de produtos (como móveis, eletrônicos e vestuário) foram as campeãs em reclamações em Santo André durante o ano passado. A operadora Claro, a fabricante de telefones celulares Motorola e a operadora Vivo ocuparam, respectivamente, os três primeiros lugares no ranking das empresas com maior volume de queixas computadas no município pela Fundação Procon-SP no período.

O ranking aponta reclamações fundamentadas, ou seja, aquelas que as empresas tomaram ciência pelo órgão de defesa do consumidor e cujos acordos foram mediados pela entidade, em audiências. Não estão incluídos nos números de atendimento ou contatos feitos para orientação e consultas.

a advogada e diretora do departamento de assistência judiciária e de defesa do consumidor da Prefeitura de Santo André, conveniado à Fundação Procon, Heleni de Paiva, as operadoras de telefonia, por exemplo, recebem inúmeras reclamações porque vendem além do que podem atender. "Muitas vezes as propagandas e ofertas são enganosas ou causam dúvidas, gerando a insatisfação no cliente. Além disso, as empresas no geral, não se modernizam para atender seus consumidores", enfatizou. O departamento atendeu 15.959 casos em 2012 e, desses, 7.819 foram consultas e orientações; em outros 8.140 processos foram encaminhados à CIP (Carta de Informação Preliminar) às empresas; e 6.431 casos foram solucionados. "O problema é que mesmo com a conscientização de seus direitos a cada dia, os consumidores ainda desistem muito de suas causas. Mas estamos percorrendo um caminho crescente", disse.



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