terça-feira, março 19

Durante homilia, papa pede respeito por todas as criaturas

O Papa Francisco pediu nesta terça-feira, 19, durante sua homilia na missa de inauguração de seu pontificado na Praça de São Pedro o "respeito por todas as criaturas de Deus e pelo entorno no qual vivemos".

Em um pedido pela defesa do meio ambiente, o novo pontífice explicou que "a vocação de proteger não diz respeito apenas a nós, os cristão, mas tem uma dimensão que antecede e que é simplesmente humana, corresponde a todos. É proteger toda a criação, a beleza da criação, como afirma o livro do Gênesis e como nos mostra São Francisco de Assis: é ter respeito por todas as criaturas de Deus e pelo entorno no qual vivemos", disse diante da multidão reunida para a histórica cerimônia.

O papa Francisco também pediu na missa de início de pontificado que os responsáveis políticos e sociais sejam zeladores da criação e guardiães do meio ambiente. "Não deixemos que os sinais de destruição e de morte acompanhem o caminho deste nosso mundo".

Ele disse que o poder do pontífice é o serviço aos outros, "especialmente aos mais pobres, aos mais frágeis, aos menores, ao faminto, ao sedento, ao forasteiro, ao desnudo, ao doente e ao preso".

As primeiras palavras pronunciadas por Francisco na missa de início do seu pontificado foram dedicadas ao papa emérito Bento XVI, que nesta terça-feira celebra o seu santo onomástico, São José.

"Agradeço ao Senhor por poder celebrar esta santa missa de início do ministério petrino na solenidade de São José, marido da Virgem Maria e patrono da Igreja universal. É uma coincidência muito rica de significado, e é também o onomástico do meu venerado antecessor. Estamos próximos com a oração, cheia de afeto e gratidão", afirmou o papa.
A Tarde Online



Nenhum comentário:

Postar um comentário