terça-feira, dezembro 3

Fifa altera regras do sorteio e reduz chances de grupo da morte na Copa do Mundo de 2014

A Fifa divulgou nesta terça-feira (3) as regras do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, que acontece na sexta-feira, na Costa do Sauípe  (BA).

A entidade fez uma pequena mudança em relação aos Mundiais anteriores e, com isso, diminuiu sensivelmente a possibilidade da formação de um grupo da morte, que teria a campeã França como protagonista.
Seleção europeia pior colocada no ranking da Fifa, a França, teoricamente, ficaria em um pote juntamente com as seleções sul-americanas e as africanas, e deveria obrigatoriamente ir para o grupo de um cabeça de chave não europeu. Assim, a equipe campeã mundial de 1998 teria 25 % de chances de encarar a seleção brasileira logo na primeira fase.
Secretário descarta abertura fora de São Paulo

Com a nova determinação da Fifa, o pote quatro contará com nove seleções europeias, e um sorteio entre eles definirá qual formará o pote 2 ao lado de Argélia, Costa do Marfim, Camarões, Nigéria, Gana, Chile e Equador na sexta-feira.

A definição das chaves para a Copa começará com os quatro cabeças de chave Sul-americanos, que receberão um integrante vindo do pote da Europa. Em seguida, uma seleção da jarra europeia, única com nove times, será sorteada para compor o pote 2, com africanos, Chile e Equador.

Com exceção do pote dos cabeças de chave , as outras seleções foram agrupadas obedecendo a critérios geográficos. Já estava definido que o Brasil ficaria no grupo A e abriria a Copa do Mundo no dia 12 de junho de 2014, em São Paulo. A seleção ainda joga em Fortaleza e Brasília na primeira fase.

Veja como ficou a divisão:

Pote 1 (cabeças de chave) BRASIL, Alemanha, Argentina, Bélgica,  Colômbia,  Espanha, Suíça e Uruguai
Pote 2: Argélia,  Costa do Marfim, Camarões, Nigéria, Gana, Chile e Equador
Pote 3: Irã, Coreia do Sul, Japão, Austrália, Estados Unidos, Costa Rica, México e Honduras
Pote 4: Croácia, Itália, Inglaterra, Holanda, Bósnia , Portugal, Rússia, Grécia e França

Nenhum comentário:

Postar um comentário