sábado, novembro 3

03 de Nov // Folhapress | Eleições 2018
As 'fake news' [notícias falsas, em português] devem ter tido uma influência muito grande no resultado das eleições, porque as histórias tiveram um alcance absurdo. A informação [falsa] das fraudes em urnas eletrónicas com o intuito de contabilizar votos para Fernando Haddad, do PT, alcançou 16 milhões de pessoas nas redes sociais, 48 horas após a primeira volta das eleições e a notícia continuou viva na segunda volta.
É o que afirmou o coordenador de campanhas da Avaaz, Diego Casaes, citado pelo jornal Folha de São paulo. "As pessoas conhecem o problema das 'fake news' e têm clareza do impacto negativo que causam, mas as notícias falsas trazem elementos passíveis da verdade, como a montagem do vídeo no caso da informação sobre a fraude nas urnas, por exemplo", disse.
A pesquisa foi realizada pela plataforma Idea Big Data, de 26 a 29 de outubro. Foram entrevistados 1.491 pessoas no país, tendo analisado as rede socias Facebook e Twitter. O estudo também revelou que 85,2% dos eleitores de Jair Bolsonaro entrevistados leram a notícia que Fernando Haddad implementou o 'kit gay' (livro sobre educação sexual) e 83,7% acreditaram na história, que se comprovou ser falsa segundo informações do Folhapress. Infosaj

Nenhum comentário:

Postar um comentário