Política
18 de Nov // Foto: Reprodução / EBC | Política
Onyx Lorenzoni já foi anunciado como futuro ministro-chefe da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro (PSL). Acontece que o presidente eleito avalia, agora, transferir parte das atribuições da pasta para seu vice, o general Hamilton Mourão (PRTB). A ideia seria liberar Lorenzoni para liderar a articulação política com o Congresso – já que a Secretaria de Governo, que desempenha esse papel atualmente, será extinta.
Depois de provocar divergências na campanha eleitoral por afirmações polêmicas, General Mourão agora aparece como um dos aliados de mais confiança de Bolsonaro segundo informações do Estadão Conteúdo. Apenas nas duas últimas semanas, o presidente eleito delegou ao seu vice missões em várias áreas que vão da comunicação a economia e transporte.
Uma das mais importantes foi a visita à sede da Petrobrás para "tomar pé da situação da empresa" e repassar um diagnóstico. Ele conheceu ainda a empresa de comunicação digital que atende o governo Temer e cujo contrato está em vigor, podendo ser estendido, e participou de um encontro com figurões do mercado financeiro. Durante a campanha, no entanto, o general protagonizou polêmicas e chegou a ser repreendido pelo próprio Bolsonaro.
Polícia
18 de Nov // Foto: Site Bahia10.Com.Br | Polícia
Criminosos arrombaram uma lotérica e fizeram reféns em Cardeal da Silva, na região nordeste do estado, neste último sábado (17). O crime ocorreu na Avenida Lomanto Junior, no centro da cidade. De acordo com informações da Polícia Militar, testemunhas informaram que sete criminosos, ainda não identificados, participaram da ação. Eles utilizaram dois carros durante o crime, sendo um deles uma ambulância.
Uma porta de ferro da lotérica foi arrancada pelos bandidos. Os criminosos fizeram duas pessoas reféns, saquearam os celulares e documentos das vítimas. Os reféns, segundo a PM, foram liberados depois, na saída da cidade. Não houve registro de feridos. A PM não soube informar se algum valor da lotérica foi levado pelos criminosos segundo o G1.
O grupo abandonou um dos veículos utilizados na ação no distrito de Nova Pastora. A PM informou que eles também espalharam miguelitos, espécie de cruz formada por pregos entrelaçados, pela estrada para dificultando a locomoção das viaturas. Na fuga, o grupo espalhou ‘miguelitos’ na BA-400 para impedir a movimentação de veículos no local. Não há informações se os criminosos conseguiram levar alguma quantia em dinheiro.
Economia
18 de Nov // Foto: Divulgação | Economia
O condutor que não pagou o IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos) ao longo do ano de 2018 ainda pode regularizar a situação, obtendo desconto de 70% no valor da multa caso o pagamento seja efetuado antes do ajuizamento da execução fiscal. Se ainda não tiver sido notificado, o contribuinte pode fazer o pagamento nas agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil e Bradesco, com o número do Renavam.
O imposto também pode ser quitado através do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), emitido no site da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, no Canal Inspetoria Eletrônica (clicar em “IPVA” e depois em “DAE para pagamento”). Caso receba notificação, o contribuinte deve, após acessar a opção Inspetoria Eletrônica, clicar em “IPVA”.
Depois em “DAE Para Pagamento”, optar por “Exercícios Notificados”, imprimir o DAE e quitar o débito. Neste caso, não há desconto na multa. Se preferir, o contribuinte pode dirigir-se a uma unidade de atendimento da Sefaz-Ba nos postos da rede SAC na capital e no interior ou nas inspetorias fazendárias localizadas no interior. A última placa do cronograma é a de final zero, que tem como prazo limite para pagamento o dia 30 de novembro.
Justiça
18 de Nov // Foto: Agência Brasil | Justiça
A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou ação civil pública na sexta-feira (16), em que pede à União a manutenção das atuais regras do programa Mais Médicos e a abertura deste a profissionais estrangeiros de qualquer nacionalidade segundo informações da Agência Brasil. O objetivo, segundo a própria defensoria pública, é garantir a continuidade dos serviços de saúde prestados à população de todo o país.
“O pedido de tutela de urgência em caráter antecedente à ACP visa evitar que ‘a população atendida seja prejudicada com a saída abrupta de milhares de médicos sem que a União previamente promova medidas efetivas de modo a repor imediatamente o quantitativo de médicos que estão em vias de deixar o programa’”, informou a Defensoria Pública em nota.
A Defensoria Pública alega que qualquer mudança, incluindo a não necessidade de submissão ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, deve estar condicionada à realização de prévio estudo de impacto e comprovação da eficácia imediata de medidas compensatórias que assegurem a plena continuidade dos serviços. O Revalida reconhece os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem trabalhar no Brasil.
Mundo
18 de Nov // Foto: Noah Berger/AP | Mundo
O número de mortos nos dois incêndios ativos há 10 dias na Califórnia, subiu para 78. Apenas o Camp Fire, o incêndio mais letal e mais devastador da história do estado, deixou 76 mortos. As outras duas vítimas foram registradas no sul da Califórnia, pelo Woolsey Fire. A busca por mortos e desaparecidos continua. O número de desaparecidos passa de mil. Os restos mortais de pelo menos 71 pessoas foram identificados.
O presidente Donald Trump visitou a região afetada pelo Camp Fire, no norte do estado, e encontrou um cenário de desolação, com fumaça espessa, casas em ruínas, carros queimados. "É triste de ver", disse Trump. Cerca de 9.000 bombeiros foram mobilizados nas duas frentes de fogo e dezenas de milhares de moradores foram retirados de suas casas.
Os combates às chamas já duram 10 dias. 55% das chamas foram contidas, enquanto as do Woosley Fire estão 82% contidas. A previsão para os próximos dias é de fortes chuvas, o que ajudaria a apagar as chamas, mas poderia causar enchentes e deslizamentos de terra perigosos nas encostas que foram queimadas pelo incêndio. Pelo menos 300 pessoas que fugiram do incêndio estavam abrigadas na sexta-feira em um estacionamento. Infosaj