SÃO PAULO - O ganho real do reajuste das aposentadorias do próximo ano será de 5,08%. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9) pelo ministro da Previdência Social, José Pimentel, de acordo com a Agência Brasil.
Segundo ele, o novo mínimo será pago aos aposentados no dia 25 de janeiro. Pimentel disse que a data já havia sido definida em 2006, por meio de acordo entre o governo e as centrais sindicais. Hoje, cerca de 18,7 milhões de aposentados recebem um mínimo como benefício.
Para os que recebem acima de um salário, cerca de 8,2 milhões de aposentados, está previsto um reajuste cujo cálculo leva em consideração 50% do PIB verificado dois anos antes - de 2008, no caso do reajuste para 2010 - somado à inflação integral verificada neste ano.
Para eles, como já estava previsto, o ganho real será de 2,5%.
Recursos garantidos
O ministro reforçou que os recursos para o reajuste das aposentadorias já estão garantidos em projeto do Orçamento da União 2010, enviado ao Congresso.
O relator do Orçamento, deputado Geraldo Magela (PT-DF), afirmou que estão reservados cerca de R$ 3,5 bilhões para o reajuste.
Reajuste
Segundo o acordo firmado em agosto deste ano entre o ministro da Previdência Social, José Pimental, e os sindicatos, a nova fórmula para calcular o reajuste levará em conta a inflação acumulada, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), mais 50% do PIB do segundo ano anterior.
O impacto nos cofres públicos deve ser de cerca de R$ 6,9 bilhões já em 2010 e as despesas aumentariam para 18,1% do PIB em 2050.
Nenhum comentário:
Postar um comentário