quarta-feira, dezembro 9

Incêndio atinge reserva em Prado, sul da Bahia

Mais de 50 hectares de mata nativa queimada é a estimativa inicial do prejuízo causado ao Parque Nacional do Descobrimento, localizado em Prado, a 794 km de Salvador, no extremo sul da Bahia. O parque é um dos mais valiosos resquícios de mata atlântica do Nordeste brasileiro por abrigar várias espécies da flora e da fauna em extinçã
O incêndio começou na manhã de segunda-feira, quando as primeiras equipes de brigadistas foram para o local. Ainda não se conhece a origem do fogo, mas a chefe do Parque Nacional do Descobrimento, Maria Carolina Portes, informou que será feita uma perícia para se tentar descobrir o motivo da queimada. Na manhã de quarta, especialistas sobrevoaram a área atingida com o objetivo de avaliar os prejuízos causados e traçar estratégias de combate.
São 21 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e mais 38 de empresas de celulose trabalhando para conter o fogo. Nesta terça, chegou a Prado uma equipe do Corpo de Bombeiros de Porto Seguro. Porém, não foram a campo ainda, o que deverá ser feito nesta quarta, após avaliação do trabalho inicial. Segundo Maria Carolina, dez funcionários da Veracel Celulose também vão se integrar à equipe de combate ao incêndio.
Criado em 20 de abril de 1999, o Parque Nacional do Descobrimento tem área de 21.213 hectares e abriga diversos animais, como onça pintada, pacas, porco-do-mato, anta, sussuarana, macacos e tatu, além de árvores nativas, como jacarandá, palmito, jequitibá e jatobá. Acredita-se que na região a armada de Pedro Alvares Cabral ancorou pela primeira vez no Brasil.
Fonte: INFOSAJ ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário